Qual o sobrenome mais comum na Rússia?

Perguntado por: rapolinario . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quais são os sobrenomes mais comuns na Rússia? R: Os sobrenomes mais comuns na Rússia são Ivanov, Smirnov, Kuznetsov, Popov, Vasiliev, Petrov, Sidorov, Nikolaev, Morozov e Aleksandrov.

Sobrenome de procedência italiana, Russo tem origem nas palavras latinas rosso ou russus, relacionado à cor vermelha, de ruber, rubius ou rubeus, “vermelho” ou “ruivo”, o que indica que um ancestral da família teria o cabelo ou a barba ruiva.

Wang

O sobrenome mais comum é Wang, com 76 milhões de pessoas na China.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

Anna faz parte, hoje em dia, dos 1,8 milhão de descendentes de imigrantes e refugiados russos que moram no Brasil, segundo Igor Chnee, autor do livro Imigrantes Russos no Brasil.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Entre 1762 e 1917, a Rússia foi governada por uma ramificação da Casa de Oldenburgo, que manteve o sobrenome Romanov, hoje ainda utilizado por seus descendentes.

Masha: Significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”. Sendo o diminutivo russo do nome Maria, o qual tem origem incerta, provavelmente se originou a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana" ou "a vidente”.

Forma russa de João. Ocasionalmente usada no nosso país depois do 25 de abril. Ivan, o Terrível, czar russo.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Os sobrenomes russos mais comuns para homens são: Ivanov, Smirnov, Kuznetsov, Popov, Vasiliev e, para as mulheres, Petrova, Sokolova, Mikhailova, Federova e Morozova.

Os sobrenomes mais recorrentes nos Estados Unidos são Smith, Johnson, Williams, Brown e Jones. Porém, nomes latinos agora ocupam três lugares na lista dos dez principais sobrenomes * do Bureau do Censo dos EUA. Garcia é o sexto sobrenome mais comum. Rodriguez fica em 9º lugar, e Martinez, em 10º.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

Cavalcanti

A maior família brasileira é a Cavalcanti, de origem italiana, e não a dos Silvas, diferentemente, portanto, do que a maioria das pessoas pensa.

Localizada no Noroeste do Estado, mais precisamente a 534Km da capital e com pouco mais de 6 mil habitantes, Campina das Missões é berço da colonização russa no Brasil, onde os hábitos tradicionais, a religiosidade, a gastronomia e o idioma são tão fortes que, tanto o visitante quanto o campinense se sentem na própria ...

Os estados brasileiros que mais concentram os descendentes são: Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Paraná, além de presença também no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco. Em São Paulo a comunidade fundou a Associação Russo Brasileira (ARB) que busca resgatar e preservar a cultura desses descendentes.

Segundo sonagem do centro de estudos independentes Levada, Stalin, Putin e Pushkin são os três personagens mais famosos de todos os tempos para os russos, cujo panteão não inclui praticamente qualquer estrangeiro. O instituto listou 20 nomes que 1.600 entrevistados indicaram como as figuras históricas mais relevantes.

O sobrenome mais popular da Alemanha é Müller. Depois vêm Schmidt, Schneider, Fischer e Meyer. O topônimo mais comum na Alemanha é Hausen, que diz respeito a “Haus” (casa), uma moradia fixa. Doze municípios, muitas cidades e muitos bairros levam esse nome.

Schiller. Como um dos sobrenomes alemães mais raros, Schiller se refere aos indivíduos que possuem estrabismo, devido a isso, significa “vesgo”.