Qual o sobrenome descendente de italiano?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Descendência italiana: sobrenomes mais comuns

  • Barbieri;
  • Bernardi;
  • Bianchi;
  • Ceccon;
  • Conti;
  • Colombo;
  • Coppolla;
  • Esposito;

Segundo a Constituição Italiana, os descendentes de italianos nascidos em território estrangeiro e mesmo que não tenham sobrenome italiano, são também cidadãos italianos desde o nascimento. Veja o exemplo abaixo: Na figura acima, o Giuseppe Ferrari é o italiano que transmite a cidadania para o Paulo Silva.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Para o reconhecimento é preciso comprovar por meio de certidões de registro civil (nascimento, casamento e óbito) a linha direta com o ancestral italiano nascido na Itália (dante causa/antenato) até chegar nos requerentes interessados, seja de linha Paterna ou Materna.

É possível que você tenha direito à cidadania italiana, mesmo com sobrenome Silva. Tudo depende da história da sua família e dos documentos que comprovem a origem dos seus antepassados na Itália. Imagine poder desfrutar dos benefícios de ser cidadão europeu, como acesso facilitado a empregos, estudos e viagens!

Como saber origem do sobrenome

  1. Family Search. Esse é um dos sites mais famosos nesse quesito, oferecendo a busca sobre a sua árvore genealógica e também, é claro, pode ajudar a descobrir a origem do seu sobrenome. ...
  2. Forebears. ...
  3. MyHeritage. ...
  4. Geni. ...
  5. Ancestry.

O Cognomix é um dos principais sites para pesquisa de sobrenomes italianos, e além de um gigantesco banco de dados, ele também mostra em quais lugares da Itália o sobrenome italiano foi encontrado. O site também traz o significado dos sobrenomes italianos e possui uma área dedicada somente aos sobrenomes maternos.

A principal fonte sobre a chegada de imigrantes italianos no Brasil é o Arquivo Nacional, portal do governo federal onde é possível consultar informações da Entrada de Estrangeiros no Brasil.

Assim como na língua portuguesa nem todas as palavras que terminam em “s” estão no plural, em italiano o mesmo acontece com a letra “i”, que indica o plural masculino. Temos como exemplo o sobrenome Serafini, que vem do latim Seraphini e conserva sua forma original.

Abaixo você confere os sobrenomes italianos mais comuns no Brasil: Rossi; Marino; Greco; Bruno; Giordano; Rizzo; Lombardi; Gallo; Conti; De Luca; Russo; Ferrari; Esposito; Bianchi; Romano; Colombo; Ricci; Mancini; Costa; Moretti.

Alguns exemplos de nomes italianos femininos incluem Alessia, Bianca, Caterina, Chiara, Eleonora, Emilia, Federica, Francesca, Giulia, Isabella, Lucia, Martina, Paola, Sofia e Valentina.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Sobrenomes mais chiques. Se destacando entre sobrenomes convencionais, esses são alguns dos sobrenomes mais chiques do Brasil: Annenberg; Bernardi; Campos; Castro; Sanches; Schmütz ...

A Itália é um dos países que reconhecem a cidadania pelo conceito de jus sanguini, ou seja, o direito de sangue. Isso significa que brasileiros que tenham descendência italiana podem requerer pela dupla-cidadania, independente se são filhos, netos, bisnetos ou mesmo tataranetos de italianos.

A melhor notícia que podemos te dar se você está se perguntando até que geração você consegue a cidadania italiana é que se você for um ítalo-descendente então ela é transmitida de uma geração para outra, ou seja, não há limite de parentesco como, por exemplo, bisnetos, trinetos e tetranetos.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
Entretanto, seu sobrenome pode ser, sim, um ponta pé inicial para encontrar familiares e ancestrais pela Europa, por exemplo, o que torna mais real a possibilidade de conseguir a dupla cidadania.

Você pode descobrir se tem um ascendente italiano montando a árvore genealógica da sua família. Caso já saiba quais são as pessoas da sua árvore genealógica, você pode utilizar a ferramenta no final da página para descobrir se pode tirar a cidadania italiana.

O valor gasto é basicamente a taxa consular de 300 € para cada pessoa maior de idade, convertendo na atual cotação (03/2021) R$ 2.130. Depois de finalizado o procedimento da cidadania, é necessário a emissão do passaporte italiano (caso o requerente opte por fazê-lo).

Por se tratar de um antigo território romano, a Itália herdou muitos destes sobrenomes do antigo império, com a evolução linguística Silvius passou a se pronunciar Silva. O nome significa selva e se refere às pessoas que viviam em florestas, bosques ou no meio silvestre.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.