Qual o sobrenome da maior família do Brasil?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

133 pessoas

Cavalcante é um nome/sobrenome de origem italiana. O nome vem do latim medieval caballicare (cavalgar). No Brasil, segundo o IBGE (Censo 2010), apenas 133 pessoas possuem Cavalcante como primeiro nome. 37 desses registros encontram-se no Ceará, em segundo lugar está São Paulo, com 16 ocorrências.

Cavalcanti (ou Cavalcante) é um sobrenome italiano, com origem na profissão do patriarca da família. Vem do latim caballarius (de caballus, cavalo de trabalho) – daí caballero, em espanhol, cavalier em provençal e cavaliere em italiano.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Filippo Cavalcanti, cavaleiro florentino da Ordem de Malta que caiu em desgraça depois de tentar derrubar ninguém menos do que o duque Cosme de Médicis. Ao falhar, d. Filippo fugiu para Portugal. Em 1559, aportou nas costas de Pernambuco e acabou fundando a dinastia dos Cavalcanti no Brasil.

O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612. III. Contudo, não há nenhuma razão para se acreditar que todos os Silvas tenham a mesma origem, segundo Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, 1º Secretário da Abrasp (Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia).

O nome Silva vem do latim e tem uma origem clara na toponímia. Quer dizer selva, bosque ou floresta. O apelido Silva pertence a uma das mais ilustres famílias do reino de Leão e julga-se que descende do nobre D. Payo Guterres da Silva que viveu de 1070 a 1129.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

Santos

Santos. Cerca de 4 milhões de brasileiros têm o sobrenome “Santos” e se parar para contar com a variação “dos Santos”, a soma pode chegar perto dos 5 milhões. Isso torna Santos, o segundo sobrenome mais comum no Brasil.

Gomes é um apelido de família da onomástica da língua portuguesa. Tem origem patronímica no prenome medieval Gome ou Gomo. Provavelmente, provém do visigótico Guma ("homem"), ou seja abreviatura de" Com(o)arius" (“homem da guerra”).

Oliveira (ou de Oliveira) é um sobrenome toponímico de origem lusa, associado ao Paço da Oliveira, na freguesia de Santa Maria da Oliveira, em Arcos de Valdevez, norte de Portugal.

Fernandes quer dizer "filho de Fernando". A terminação em “es”, em Portugal, e em “ez” em Espanha significa “filho de” Fernando ou Fernão (muito usado na Idade Média na Península Ibérica). Há as versões Fernandes, em português e Fernandez ou Hernández, em espanhol.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Antes de qualquer coisa, saiba que NÃO é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome. Isso porque, mesmo que alguns sobrenomes sejam de fato comuns e populares em outros países, isso não dá direito à aprovação da dupla nacionalidade, já que há uma limitação geracional, abrangendo, no máximo, filhos e netos.

Albuquerque é um sobrenome tipicamente de origem portuguesa, derivado da junção de dois termos latinos: albus, que significa “branco” ou “claro”, e quercus, que quer dizer “carvalho”. De acordo com os registros genealógicos, a família Albuquerque em Portugal surgiu a partir da descendência de D.

Inicialmente era dado àqueles que nascessem no dia de Todos os Santos (1º de novembro), não primogênitos (que não usariam o sobrenome paterno), bastardos ou mulheres. Muitos judeus convertidos ao cristianismo, os “cristãos-novos”, que vieram para o Brasil colonial também adotaram o Santos como sobrenome.

Rodrigues (ou Rodriguez) é um patronímico ibérico, com origem na Espanha medieval, cujo significado é “filho de Rodrigo”. Rodrigo, por sua vez, tem origem no povo visigodo; do germânico Roderick, formado por hrôd + rics, líder glorioso. A versão latina é Rodericus.

5 sobrenomes da nobreza

  • Alcântara. Esse sobrenome tem origem na Europa. ...
  • Bragança. O sobrenome Bragança é associado à família real brasileira. ...
  • Bulhões. Não se há registros sobre a origem do nome, podendo ser tanto dos colonizadores portugueses, quanto dos colonizadores espanhóis ou belgas. ...
  • Ludovico. ...
  • Marinho.

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

Nome aos bois
Ao desembarcar dos navios vindos da África, os negros eram “batizados” por padres católicos e ganhavam um nome em português. O sobrenome vinha depois e geralmente era o mesmo do dono do escravo. Na época, muitos proprietários de terra eram “Silva”, um sobrenome comum em Portugal.