Qual o Slump ideal para laje?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Por exemplo, para a construção de sapatas e blocos de fundação o slump ideal é de 4 cm. O slump entre 6 cm e 8 cm é ideal para a construção de lajes, pilares e vigas que são feitas com o lançamento manual ou por caçambas.

O valor de abatimento varia de acordo com a aplicação do concreto. Para volumes grandes e com pouca armadura, como em sapatas e blocos de fundação, o slump mínimo é de 4 cm. Já para vigas, pilares e lajes com lançamento de concreto manual ou por caçambas, o slump mínimo varia entre 6 e 8 cm.

Por exemplo, para fundações o concreto deve ter resistência (Fck) de aproximada 25 MPa. Já na laje, o concreto deve ter Fck acima de 30 MPa. Para o concreto magro utilizado em contrapisos e calçadas, a resistência esperada é de apenas 10 MPa.

300 mm

Materiais – Slump Test
Deve ter diâmetro da base da ordem de 200 mm +/- 2 mm, diâmetro da seção superior de 100 mm +/- 2 mm e a altura de 300 mm +/- 2 mm. O interior do molde deve ser liso e livre de possíveis saliências. Na parte superior (dois terços da altura) o molde deve conter duas alças.

Tem algumas tabelas na internet que indicam slumps menores para esses elementos, mas essas tabelas geralmente se referem ao concreto feito na própria obra. Para concreto usinado, um slump muito baixo é inviável de ser bombeado. Vale lembrar que essa nomenclatura é referente à norma antiga.

Coloque o molde com a base menor voltada para o piso; Agora, compare a diferença de altura entre o molde e o tronco de cone de concreto fresco, que é o slump, medido em centímetros. Se o valor do teste corresponder a um valor dentro do limite de tolerância, pode-se aceitar o concreto.

Plastificantes ou redutores de água
Têm como função plastificar o concreto aumentando o slump sem adição de água; ou reduzir a água mantendo o slump com consequente aumento de resistência inicial e final, sem alteração do tempo de pega.

Conheça 4 possíveis problemas com o concreto:

  1. 1 – Manchas. As manchas podem ser indício de oxidação nas armaduras. ...
  2. 2 – Eflorescência. O desenvolvimento de depósitos salinos na superfície do concreto é chamado de eflorescência. ...
  3. 3 – Desagregação. ...
  4. 4 – Fissuras ou trincas.

é considerado positivo se houver aumento dos. sintomas ou redução importante da ADM de extensão. de joelho nas etapas 4 e/ou 5 e reduzido, com a. extensão cervical na etapa 6.

O ensaio de Slump Flow serve para analisar a “abertura” do concreto e medição do diâmetro da massa. A partir desta testagem, é possível também medir as questões de exsudação e segregação da mistura do concreto aditivado.

Concreto FCK 35
Diferentemente dos outros este tipo de concreto, é indicado para a construção de pavimentos de postos de gasolina, onde a circulação de veículos pesados é mais frequente. Escolha o tipo de concreto correto para evitar problemas futuros e primar pela qualidade de sua construção.

Concreto FCK 30 com pedrisco (brita 0) ou brita 1 Tem maior resistência que os outros traços, geralmente utilizado para concretar a base de casas que tenham mais de dois pavimentos, é usado com maior frequência em baldrames, sapatas e radier, também é usado em pisos como os de posto de gasolina, que tenham tráfego de ...

O concreto Fck 25 é uma mistura de cimento, água e agregados, que apresenta uma resistência à compressão de 25 megapascals. Esse tipo de concreto é utilizado em diversas aplicações na construção civil, incluindo contrapisos.

Quanto às perdas de água por falta de umidade interna, esta pode ser controlada utilizando, no estoque de agregados, uma aspersão de água. O tempo de mistura do concreto quando o agregado está sem umidade interna deve ser maior do que o padrão para que estes agregados absorvam a água internamente nos seus poros.

Continuar lendo O que é o Slump flow?