Qual o sistema mais comprometido com o envelhecimento?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 7 de maio de 2023
4 / 5 2 votos

sistema nervoso

O sistema nervoso é o sistema fisiológico mais comprometido com o processo do envelhecimento é responsável por diferentes tipos de sensação, movimentos, funções psíquicas, entre outros 7. As alterações mais importantes, características do envelhecimento, ocorrem no cérebro. O cérebro diminui de peso e tamanho.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

Conclui-se que as principais alterações encontradas no sistema musculoesquelético decorrentes do processo de envelhecimento normal são: a redução da massa óssea e muscular, diminuição da força, potência, resistência e flexibilidade muscular.

Envelhecimento do Sistema Nervoso
As alterações mais importantes, características do envelhecimento, ocorrem no cérebro. O cérebro diminui de peso e tamanho. Nota-se uma redução de 5% aos 70 anos e cerca de 20% aos 90 anos de idade 7.

Coração

O coração trabalha sem parar, dia e noite, bombeando sangue para todo lado e levando com ele nutrientes e oxigênio a cada célula. Com tanto esforço pode envelhecer mais rápido que outros órgãos.

A perda de massa muscular (sarcopenia) é um processo que se inicia por volta dos 30 anos e progride ao longo da vida. Nesse processo, a quantidade de tecido muscular e o número e tamanho das fibras musculares diminuem gradualmente. O resultado da sarcopenia é a perda gradual de massa e força muscular.

Com o envelhecimento, as alterações na massa muscular, massa de gordura e massa óssea estão estreitamente relacionadas, sendo afetadas pela situação em que o idoso apresenta quanto à prática de atividade física (HUGHES ET AL., 2002).

Durante o envelhecimento, ocorrem alterações em vários sistemas endócrinos, incluindo alterações na secreção hormonal. A magnitude dessas alterações varia consideravelmente entre os indivíduos, devendo ser estabelecidos valores de referência para as concentrações hormonais em idosos.

Rowe e Kahn (1997) consideram que o envelhecimento bem-sucedido inclui três elementos: (1) probabilidade baixa de doenças e de incapacidades relacionadas às mesmas; (2) alta capacidade funcional cognitiva e física; (3) engajamento ativo com a vida.

Envelhecimento Biológico: Irreversível, sensível a agressões do ambiente. Envelhecimento Funcional: Nível de adaptação no ambiente de acordo com a idade cronológica. Envelhecimento Social: Modificações no comportamento e desempenho de papéis sociais de acordo com sua idade.

Conheça as principais causas do envelhecimento

  • Falta de hidratação. A base para uma pele saudável é a hidratação. ...
  • Alimentação inadequada. ...
  • Sono de má qualidade. ...
  • Sedentarismo. ...
  • Estresse. ...
  • Fotoenvelhecimento. ...
  • Tabagismo.

A qualidade das fibras musculares influencia na gravidade da sarcopenia, visto que as fibras musculares do tipo I (aeróbias, de contração lenta) parecem sofrer menos atrofia associada ao envelhecimento, enquanto que a área relativa das fibras tipo II (anaeróbias, de contração rápida) declina de 20 a 50%12.

Envelhecimento e perda de força muscular: como acontece
Isso acontece porque, com o avançar da idade, o organismo produz em menores quantidades hormônios essenciais para a manutenção dos músculos, como é o caso da testosterona.

O envelhecimento afeta a massa muscular e a força, densidade óssea, e pode fazer com que as articulações fiquem mais rígidas e menos flexíveis devido à redução da espessura da cartilagem.

Genética: com o tempo, as células vão perdendo sua capacidade de se replicar. Este fenômeno é causado por danos no DNA decorrentes da radiação UV, de toxinas ou da deterioração relacionada à idade. Conforme as células vão perdendo a velocidade ao se replicar, começam a aparecer os sinais de envelhecimento.

O envelhecimento é um processo contínuo, gradual de alterações naturais que começam na idade adulta. Durante o final da idade adulta, muitas funções corporais começam a declinar-se gradualmente. As pessoas não ficam velhas ou envelhecem em uma idade específica.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele.

Qual o órgão que não envelhece? Por exemplo, como as células do fígado são frequentemente substituídas ao longo da vida adulta, esse órgão permanece mais jovem que o cérebro. A maior parte dos neurônios adultos são indivisíveis e sobrevivem ao longo de toda a vida daquele organismo.

O cérebro usa até 25% do oxigênio do nosso corpo. Por isso, ele é o primeiro órgão a morrer quando paramos de respirar.

Algumas das principais alterações na anatomia e fisiologia cardiovascular são: o aumento de gordura, espessamento fibroso, substituição do tecido muscular por conjuntivo e perda progressiva de miócitos. Todas essas modificações levam a uma diminuição da capacidade contrátil que culmina no aumento do coração.