Qual o Sistema de Informação utilizado pelo SUS atualmente?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
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O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Básica vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, substituindo o ...

A Divisão de Atenção Primária à Saúde apresenta passo a passo para acessar informações em alguns sistemas de informação utilizados para o monitoramento e planejamento de ações no âmbito da Atenção Primária à Saúde: CNES, SISAB, TABNET, e-Gestor AB e Financiamento Estadual.

O Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e de Nascidos Vivos (SINASC) é um sistema informatizado com a premissa de descentralização do processo de coleta, processamento e consolidação de dados quantitativos e qualitativos, referentes aos óbitos e nascimentos informados em todo território nacional.

Foram encontrados 54 SIS de base nacional em funcionamento no período de 2010 a 2018 e colhidas informações sobre sete núcleos de TI descentralizados em departamentos do Ministério da Saúde, que trabalham de forma autônoma ao Departamento de Informática do SUS (DATASUS).

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017, Anexo), mas é facultado a estados e ...

Os SIS coletam dados relativos ao processo de atenção à saúde, analisam esses dados e garantem a sua qualidade, relevância e atualidade, e convertem os dados em informação para a tomada de decisão. No nível de cuidado do paciente o Sistema de Informações em Saúde deve assumir também a função de prontuário.

Tem como finalidade o registro de informações clínicas que serão integradas ao Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), além da captação de dados de produção referentes às Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).

CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Contém informações gerenciais de estabelecimentos hospitalares, ambulatoriais e clínicas de saúde.

De acordo com (O' Brien, 2000), podemos dividir os sistemas de informação em quatro tipos: Sistemas de informação transacionais, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão e sistemas de informações executivas.

Sinasc. O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e fornecer informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde.

Pergunta: Quais são as versões do SINAN? Atualmente o Sinan está disponível em três versões: Sinan Net, Sinan online (Dengue/Chikungunya) e Sinan Influenza. Pergunta: Qual a diferença entre as três versões do Sinan?

O sistema de Informação sobre Nascidos Vivos tem como objetivo realizar o cadastramento das declarações de Nascidos Vivos (DN) para subsidiar o conhecimento da situação de saúde em relação aos nascimentos ocorridos no país.

O Sistema foi criado pela Lei 8080/1990 que desde então levou a uma trajetória de muito esforço e desafios enfrentados, diariamente, para proporcionar e garantir o direito universal à saúde como dever do Estado.

Os sistemas de informação em saúde (SIS) de uma maneira geral deve sempre contribuir para a melhoria da qualidade bem como da eficácia e eficiência do atendimento a saúde, proporcionando aos profissionais de saúde a oportunidade da realização de pesquisas, com a intenção de oferecer evidências e auxílio no processo de ...

O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) foi desenvolvido e implantado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1975, envolvendo alguns estados que já coletavam essas informações, com o ajuste dos respectivos sistemas, e todos os municípios de capital.

O SINAN tem por objetivo o registro e processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para análise do perfil da morbidade e contribuindo, desta forma, para a tomada de decisões em nível municipal, estadual e federal. População Alvo: Toda a população brasileira.

O Sinan foi implantado, de forma gradual, a partir de 1993. No entanto, esta implantação foi realizada de forma heterogênea nas unidades federadas e municípios, não havendo uma coordenação e acompanhamento por parte dos gestores de saúde, nas três esferas de governo.

A VE das chamadas Doenças de Notificação Compulsória (DNC) tem como principal fonte de informação a notificação para o SINAN, gerada principalmente pelos serviços ambulatoriais.

Ou seja, o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é qualquer solução desenvolvida com finalidade de facilitar a gestão das informações dos pacientes usando recursos de conectividade, e o PEC é o sistema desenvolvido pelo governo brasileiro especialmente para o SUS.

Como habilitar o acesso do PEC e-SUS APS para acesso ao Conecte SUS Profissional? e clicando na opção e-SUS APS – Habilitação de acesso PEC e-SUS APS à RNDS via Conecte SUS. Quando a página abrir, clicar no botão “Solicitar acesso para homologação”.

O PEC, tem por objetivo atender amplamente a integração entre os sistemas de informação em saúde. Além de dar suporte adequado aos profissionais envolvidos no atendimento do paciente.