Qual o sistema de aterramento mais seguro?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

O aterramento TT é mais seguro do que o TN, já que em caso de falha no sistema, não há risco de sobretensões perigosas.

O valor ideal para um bom aterramento deve ser menor ou igual a 5 ohms, e se este valor não for alcançado com apenas uma barra de aterramento, tem-se duas opções: o tratamento quimico do solo ou agrupamento de barras em paralelo, vide fig.

Isso ajuda a garantir a segurança elétrica e a proteger os equipamentos contra danos. ATERRAMENTO TT. O aterramento TT (ou TN-TT) é um tipo de sistema de aterramento elétrico que é utilizado em instalações elétricas para garantir a segurança das pessoas e dos equipamentos em caso de falhas de isolamento.

Módulo isolador
Esse equipamento é alternativa prática para suprir a ausência ou deficiência de aterramento. Com sua tecnologia de dupla isolação, ele substitui o aterramento convencional, oferecendo proteção contra choques elétricos. Ele também executa os papéis de estabilizador e filtro de linha.

Este tipo de aterramento é comum em edifícios comerciais e residenciais de baixa tensão. O aterramento TN é relativamente simples e econômico de instalar, o que o torna uma opção popular. No entanto, sua principal desvantagem é que uma falha na rede de aterramento pode afetar todos os equipamentos conectados a ela.

Aterramento TT (Terra-Terra)
Nesse tipo, o neutro é conectado a um ponto próprio, enquanto o condutor de proteção é conectado diretamente ao eletrodo de aterramento. O aterramento TT é mais seguro do que o TN, já que em caso de falha no sistema, não há risco de sobretensões perigosas.

A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.

Esquema TN-C:
As funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor em toda a instalação, dessa forma este esquema mesmo sendo normalizado não é indicado em certas instalações, uma vez que o terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor.

Os tipos de sistema de aterramento elétrico existentes são o TN-S, no qual é realizada a conexão do fio neutro à carga e o condutor é aterrado na saída do transformador; o TN-C, no qual o fio terra e o neutro são o mesmo conduto; e o TT, indicado como o mais eficiente dos três, no qual o fio neutro é aterrado na saída ...

No caso de risco de queda direta de raios, a bitola deve ser de 16 mm²; Sem risco de raios diretos, sempre há risco de indução de surtos, exigindo uma bitola de 6 mm².

A resposta correta é: Aterramento Funcional.

Por meio do aterramento, essas correntes de fuga serão transmitidas para a terra, de modo a evitar o acúmulo dessas correntes na carcaça do equipamento. Desse modo, seu equipamento estará protegido contra danos maiores, além de evitar que algum indivíduo receba um choque elétrico ao entrar em contato com o equipamento.

Aterramento elétrico: como é feito
O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.

Para o esquema TN-C, temos um ponto de alimentação diretamente aterrado e os condutores de neutro e proteção são combinados. Para o esquema TN-C-S, temos um ponto de alimentação diretamente aterrado e os condutores de neutro e proteção são combinados em uma parte da instalação.

a resposta é para proteção não não vai funcionar. um prego um parafuso não é aterramento de proteção então você não pode colocar.

A falta do uso aterramento de chuveiro elétrico pode provocar choque elétrico. Por isso, a orientação é sempre ter um fio terra ligado na rede do chuveiro. Nas instalações de aquecimento solar, o uso do fio terra é importantíssimo.

Aumentar o tamanho da haste pode ajudar a diminuir a resistência de aterramento. Pesquisas dizem que dobrar o comprimento da haste pode reduzir em 40% ou mais a resistência. Se você tem problemas com obstáculos subterrâneos e não pode aumentar o comprimento da haste, procure aumentar o seu diâmetro.

Primordialmente, o aterramento é um sistema que consiste no direcionamento de possíveis correntes de fuga para a terra. Tal direcionamento é feito através da conexão das instalações elétricas a um componente condutor. Este, por sua vez, é responsável por dispersar a corrente para a Terra.

“Em aterramentos de para-raios, instalações residenciais ou de padrão de energia não existem exigências das hastes normalizadas” “Para a instalação de hastes não existem regras ou normas” “Qualquer haste serve, são todas iguais