Qual o sistema de amortização mais usado?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os sistemas de amortização mais usados no Brasil são o SAC e a Tabela Price. Além desses dois sistemas principais, existe ainda o americano e o sistema de pagamento único.

Ao utilizar o sistema de amortização da tabela Price, a primeira prestação você paga mais juros e as parcelas em diante não se alteram. Já o sistema de amortização da tabela SAC, durante o financiamento é mantido o mesmo valor de amortização, reduzindo o valor pago em juros e diminuindo o valor da prestação.

sistema SAC

Para ele, se o comprador pagar uma prestação maior no início, será mais vantajoso. "O sistema SAC (Sistema de Amortização Constante) é preferível à tabela Price porque representa uma economia de cerca de 10%, em média.

Mas qual é melhor: SAC ou Price? Pelo SAC, as parcelas iniciais costumam ser mais altas, porque ela tem um sistema mais agressivo de amortização, que corta mais rapidamente o saldo devedor. A amortização é constante - em cada prestação um valor idêntico (dentro da parcela) é destinado para reduzir o valor da dívida.

Resposta: Quando se necessita de financiamento, o melhor a fazer é sempre optar pelo prazo mais curto possível, para pagar menos juros. Nos financiamentos imobiliários, paga-se juros sobre o saldo devedor. Por isso, quanto mais amortização, menos o comprador desembolsa com juros.

Pelo SAC, as parcelas iniciais costumam ser mais altas, porque ela tem um sistema mais agressivo de amortização, que corta mais rapidamente o saldo devedor.

Quais são os tipos de amortização?

  • Tabela SAC. O Sistema de Amortização Constante (SAC) é um dos mais utilizados quando o assunto é financiamento imobiliário. ...
  • Tabela Price. O Sistema de Amortização Price, também conhecido como Tabela Price, vai à contramão do SAC. ...
  • Sacre. ...
  • SAA.

Como ela funciona? O cálculo da Tabela Price é baseado no valor fixo das parcelas, determinado desde o início da negociação da dívida. A partir dela, é feito o cálculo de juros de forma decrescente, visto que cada parcela quitada acaba deixando um saldo devedor. É sobre esse saldo que incidem os juros.

Para a Proteste- Associação dos Consumidores, do ponto de vista financeiro, a melhor opção é sempre diminuir o prazo. Isso porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor. Dessa maneira, quanto mais tempo pagando as prestações, maior o valor referente a juros que irá pagar.

O que é melhor amortizar: saldo devedor ou parcelas? É possível amortizar tanto o saldo devedor quanto as parcelas do financiamento. Ao escolher amortizar o tempo da dívida, ou seja, o saldo devedor, o prazo do financiamento é diminuído. Também é possível fazer a amortização no valor das parcelas.

Quantas vezes posso amortizar o saldo devedor? O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada.

A principal diferença entre os dois modos está no valor de cada prestação e isso afeta até mesmo na quantia total de juros! Enquanto no SAC as parcelas são maiores no início e menores no final, por causa da diminuição progressiva dos juros, na Tabela Price as parcelas começam baixas e com o passar dos meses aumentam.

São duas opções: financiamento com sistema de amortização costante (SAC) ou um sistema misto (MIX). No SAC, o valor das parcelas diminui a cada mês. Já no MIX o valor começa com valor mais alto nos primeiros meses e passa a ficar menor a partir do 37 mês.

A tabela SAC é a abreviação para Sistema de Amortização Constante, que geralmente é utilizada para realizar o cálculo de parcela de pagamento de empréstimos ou financiamentos.

SAC – O valor da amortização em cada prestação é fixo e a prestação vai diminuindo ao longo do tempo. - Vantagens: o saldo devedor diminui na primeira parcela, as parcelas diminuem mês a mês, e o total pago é menor. - Desvantagem: o valor inicial das parcelas é mais alto.