Qual o sistema circulatório dos mamíferos?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

O sistema circulatório dos mamíferos é fechado, com sangue sendo transportado dentro de vasos; duplo, com dois circuitos realizados (pulmonar e sistêmico); e completo, com sangue venoso não se misturando com sangue arterial.

Costuma-se dividir o sistema respiratório em porção condutora e porção respiratória. A porção condutora é formada pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos. A porção respiratória, por sua vez, é formada por bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.

O sistema circulatório dos vertebrados é composto de dois compo- nentes: o sistema vascular sanguíneo e o sistema linfático. O primeiro é representado pelo coração, vasos sanguíneos e o sangue, e o segundo pelos vasos, seios e corações linfáticos e a linfa.

Os rins são os órgãos responsáveis pela filtração do sangue.

AVES E MAMÍFEROS
A artéria pulmonar leva o sangue aos pulmões e ao nível dos capilares pulmonares ocorre a hematose pulmonar. O sangue rico em oxigénio é conduzido pelas veias pulmonares, para a aurícula esquerda. A artéria aorta leva o sangue arterial para as diferentes partes do corpo.

Os mamíferos apresentam um coração com 4 cavidades: 2 átrios e 2 ventrículos. Entre os ventrículos, diferente do que ocorre nos anfíbios e répteis não crocodilianos, existe um septo completo que impossibilita a mistura de sangue venoso com arterial! Por isso dizemos que a circulação é completa.

A circulação nos mamíferos é fechada porque não existem lacunas, é dupla porque passa duas vezes pelo coração em cada ciclo e completa porque o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial.

Mamíferos são animais que possuem pelos e glândulas mamárias. Mamíferos possuem circulação fechada; coração com quatro cavidades; sistema urinário com rins e bexiga; sistema digestório formado por um canal alimentar e glândulas associadas; encéfalo desenvolvido; e respiram por pulmões.

Em animais homeotérmicos, aves e mamíferos, o coração é completamente dividido em átrios e ventrículos direito e esquerdo, com dupla circulação.

Nos mamíferos, observamos uma ampla superfície para trocas gasosas, sendo o pulmão formado por milhares de alvéolos, que são espécies de pequenos sacos de ar localizados na extremidade dos bronquíolos. As trocas gasosas, nesses animais, ocorrem nesses locais, os quais são circundados por vários capilares.

Os mamíferos são animais que, entre outras características, destacam-se pela presença de pelos em seu corpo e pela capacidade de produzir leite para alimentar seus filhotes. Os mamíferos são animais vertebrados que se destacam pela presença de pelos e glândulas mamárias.

Os répteis são animais que apresentam circulação dupla (sangue passa duas vezes pelo coração para realizar um circuito completo), fechada (sangue corre exclusivamente no interior dos vasos) e incompleta (sangue rico em oxigênio encontra sangue pobre em oxigênio).

O sistema circulatório dos anfíbios é um sistema fechado, ou seja, o sangue circula pelo corpo dentro de vasos. A circulação se dá de forma dupla (pois o sangue passa duas vezes pelo coração) e incompleta, já que o sangue venoso e o sangue arterial se misturam.

O sistema circulatório aberto ocorre em animais invertebrados, como insetos, crustáceos e moluscos não-cefalópodes. Nestes organismos, o celoma tem uma origem embrionária distinta daquela dos vertebrados, se formando através da migração de massas de células do mesoderma.

Os eritrócitos dos mamíferos, exceto nos Camelídeos, têm a forma de disco bicôncavo sem núcleo, enquanto nos outros vertebrados são ovais e nucleados. Nos mamíferos camelídeos, as hemácias são elípticas com núcleo. Nos seres humanos, o número de eritrócitos do sangue varia entre 4,5 e 5,5 milhões por milímetro cúbico.

rins

A urina é formada pelos rins. Que são constituídos por milhares de unida- des básicas funcionais, os néfrons. Os néfron são formados por duas par- tes principais, o glomérulo, constituído pela associação dos capilares glomerulares com a cápsula de Bowman, e o túbulo renal.

Mamíferos: coração apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos).

a) A circulação das aves é aberta e a dos mamíferos é fechada.