Qual o sintomas do refluxo emocional?

Perguntado por: vmartins . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O principal sintoma da ansiedade é o refluxo ácido, que se trata de azia e queimação no estômago. Devido à hérnia de hiato, o mecanismo natural que impede que o ácido do estômago chegue até o esôfago deixa de existir. Outros sintomas comuns são: Sensação de "bolo" na garganta.

Ansiedade causa mudanças na secreção do suco gástrico, na regulação de fatores da mucosa do estômago e na percepção dos estímulos sensoriais gástricos. Em muitos casos, nenhuma alteração que justifique os sintomas é encontrada nos exames.

A azia e a queimação no estômago são sintomas comuns de refluxo. Eles podem variar de grau leve até a quadros mais sérios que demandem intervenção cirúrgica. Uma das principais mudanças para quem tem refluxo é alterar o cardápio de alimentos, evitando alguns tipos, além de ajustar os hábitos de rotina.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos.

O sintoma mais recorrente do refluxo é a azia (queimação). Ela pode ser acompanhada também de regurgitação, na qual o conteúdo gástrico pode chegar até a boca. Se o conteúdo do estômago alcançar a boca pode causar dor de garganta e problemas dentários.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Dexilant® (dexlansoprazol)1 possui um mecanismo único de dupla liberação do medicamento que proporciona um controle maior da acidez do estômago e, consequentemente, a cicatrização de lesões e o alívio dos sintomas.

Quais os principais remédios indicados para Refluxo Gastroesofágico?

  • Antiácidos. ...
  • Inibidores a Produção de Ácido. ...
  • Aceleradores de Esvaziamento Gástrico. ...
  • Protetores Gástricos.

CONCLUSÃO: O paciente apresentou melhora significativa da dor com o uso de amitriptilina, o que concorda com a literatura, pois ocorre melhora em 30% dos pacientes com o uso de antidepressivo tipo amitriptilina, em associação com medicamentos específicos usados no refluxo gastroesofágico como a domperidona e omeprazol.

Quando não funciona direito, permite que os alimentos retornem do estômago para o esôfago. Também pode acontecer de a musculatura do EEI sofrer fragilidade ou fraqueza.

Por norma, o refluxo não causa dores nas costas, mas é algo que não está de todo fora de questão. O médico refere que os nervos do estômago e esófago transmitem sensações ao cérebro e nesse caso essa dor pode acabar por ocorrer.

Se os sintomas vierem acompanhados de náusea, tontura ou falta de ar, ou ainda a dor no peito irradiar-se para o braço ou mandíbula, procure assistência médica imediatamente, pois esses sintomas podem indicar um ataque cardíaco.

Como melhorar a qualidade do sono quando se tem refluxo?

  1. Cuidado com a alimentação. Alguns alimentos e bebidas podem acentuar a incidência de refluxo. ...
  2. Não deite após comer. Ir para a cama logo depois de comer pode causar refluxo. ...
  3. A posição na hora de dormir. ...
  4. Use uma almofada antirefluxo.

O mais importante é que não esperar muito tempo para procurar um médico quando os sintomas de refluxo aparecem. Se persistirem por mais de uma semana sem que você tenha feitos grandes alterações nos hábitos alimentares, procure um especialista.

Este problema causa um aperto no esôfago provocando dificuldades para engolir. Porém, o indivíduo também pode sentir dor, perda de peso, regurgitação e tosse. Ademais, a condição também pode evoluir para um câncer de esôfago.

– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.