Qual o sintoma que a gente sente quando está com mioma?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Podem ser únicos ou múltiplos e desde bem pequenos até atingir enormes volumes. Sintomas: A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia.

O que pode acontecer é o mioma aumentar o volume do abdômen da mulher e, algumas vezes, causar uma sensação de barriga dura, inchada.

Quais são os sintomas?

  1. dificuldade de esvaziar a bexiga ou micção frequente;
  2. dor e sensação de pressão na região pélvica;
  3. períodos menstruais prolongados, com mais de sete dias;
  4. presença de tumorações na região abdominal ou pélvica;
  5. sangramento menstrual intenso e de grande volume;
  6. sangramentos anormais e com coágulos.

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

Segundo o médico, só deve haver alguma preocupação quando os sintomas dos miomas passam a incomodar. “Quando a mulher começa a se queixar do aumento do fluxo menstrual, de cólicas constantes, inchaço do abdômen, dores durante a relação sexual, sensação de pressão abaixo do umbigo, aí é preciso investigar.”

Resposta: O mioma não mexe, ele não tem vida própria, ele não sai andando no abdômen. O que ocorre são miomas bem soltos do útero, ou úteros soltos, e quando a mulher se move sente o mioma caindo, mas é pelo efeito da gravidade.

Principais sintomas
Os sintomas variam conforme o tipo de mioma. Se for intramural, a mulher pode ter cólicas de maior intensidade e um fluxo menstrual maior, durante o período menstrual. Dependendo do tamanho, esses miomas podem prejudicar a gravidez.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

O mioma também pode ser assintomático. Muitas vezes o diagnóstico de mioma é um achado ocasional, em uma ecografia pélvica realizada por outros motivos. O mioma preso ao útero por um pedículo – mioma pediculado – pode torcer e causar dor, náusea e febre.

Estudos mostram que alimentos com índice glicêmico mais alto podem colaborar para o crescimento dos miomas.

Para saber se você tem mioma, é importante que você esteja atenta aos sinais e sintomas. Como já citado, o sangramento intenso é o sintoma mais comum do mioma. Procure um ginecologista, ele é o profissional mais indicado para avaliar o seu quadro clínico.

Porém, é importante ficar atenta! Não é uma regra de que isso sempre vai acontecer, mas a hemorragia menstrual abundante, aquela que se estende por mais de 7 dias, é o sintoma mais frequente do mioma uterino, e podendo também acontecer fora do período menstrual.

Mioma não é a causa de dor nas pernas, dor nas costas, dor de cabeça, alteração na urina, prostração e muito menos ganho de peso!!! Mioma não engorda ou causa inchaço. Caso você tenha algum desses sintomas ou características, esqueça o mioma e vá investigar outras causas!

O mioma uterino deve ser retirado quando a mulher apresenta sangramento aumentado refratário ao uso de medicamentos ou anticoncepcionais. Ele também deve ser operado quando há desejo de engravidar e a paciente apresenta miomas uterinos grandes e volumosos, ou quando ocupam a porção interna do útero (mioma submucoso).

Os miomas podem não causar sintomas ou podem causar sangramento uterino anômalo ou pressão ou dor na pelve e, às vezes, constipação, urgência em urinar com frequência, infertilidade ou complicações da gravidez.

Apesar de ser muito raro um mioma levar ao desenvolvimento de câncer com o passar dos anos, é fundamental que a mulher seja acompanhada pelo médico, pois os miomas podem estar associados a complicações como anemia, dores e até mesmo infertilidade.

Essa condição clínica pode fazer com que a paciente sinta tonturas, fraqueza e dores de cabeça. A pele também é afetada pela anemia, sendo que fica mais ressecada e perde sua vivacidade. Sangramento fora do período menstrual: há situações em que a mulher pode vir a ter sangramentos fora do período menstrual.

Os anti inflamatórios não hormonais, como ibuprofeno, piroxican, cetoprofeno, cetocorolaco, naproxeno, entre outros, são medicações que ajudam no controle dos sintomas. Como diminuem a inflamação, melhoram as dores pélvicas e por causarem vasoconstrição, também ajudam a diminuir o sangramento vaginal.

Os miomas podem não causar sintomas ou podem causar sangramento uterino anômalo ou pressão ou dor na pelve e, às vezes, constipação, urgência em urinar com frequência, infertilidade ou complicações da gravidez.