Qual o sintoma mais comum do câncer de bexiga?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Sangramento visível na urina; desconforto ao urinar, como dor e ardência; aumento da frequência ou urgência em urinar são sintomas para acender o alerta de um possível câncer de bexiga, órgão que armazena a urina antes de ser eliminada do corpo.

Os sintomas desse problema na bexiga são vontade de urinar frequente, dor na bexiga, ardência ao urinar, pouca quantidade de urina, dor na parte inferior da barriga, urina escura ou com sangue e cheiro forte, além de febre baixa.

Sintomas de bexiga inflamada: veja quais são eles e como tratar a doença da melhor forma

  • Urgência e aumento da frequência miccional;
  • Baixo volume de urina em cada micção;
  • Ardência ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e na região da bexiga;
  • Em casos mais graves pode causar febre e sangue na urina.

A maioria dos médicos considera a cistoscopia como a melhor maneira de diagnosticar o câncer de bexiga, além disso, alguns desses exames podem ser uteis para diagnosticar uma possível recidiva da doença.

Exame BTA. Esse exame avalia uma substância na urina denominada antígeno associado ao tumor da bexiga (BTA). Immunocyt. Esse exame examina as células na urina quanto à presença de substâncias como a mucina e o antígeno carcinoembrionário (CEA), que frequentemente são encontradas nas células cancerígenas.

Pode não ser tão grave
A presença do câncer de bexiga, na maioria dos casos, não chega a ser um caso de urgência, antes de qualquer tipo de tratamento, que pode envolver uma cirurgia, o caso deve ser estudado adequadamente.

A principal causa do câncer de bexiga é o tabagismo. De 50% a 70% dos casos estão associados ao cigarro. Parte das substâncias tóxicas contidas na fumaça não só do cigarro, mas também do cachimbo e do charuto, é eliminada pelos rins junto com a urina e agride as paredes que revestem o interior da bexiga.

Mais de 90% dos tumores malignos da bexiga se originam no urotélio, sendo que a maior parte deles fica confinado à mucosa e submucosa (tumores superficiais), não havendo o comprometimento da musculatura (tumores infiltrativos).

Sintomas de infecção na bexiga
De maneira geral, a pessoa sente dor acima do osso púbico e frequentemente na parte inferior das costas. Micção frequente durante a noite (noctúria) pode ser outro sintoma. A urina pode estar turva em infecções graves.

A dor pode ocorrer no ventre, na região lombar e sacra, uretra, vagina, testículos, bolsa escrotal, períneo ou ainda durante a relação sexual e ejaculação.

A cistoscopia (ou uretrocistoscopia) é o exame endoscópico do interior da uretra e da bexiga. Possivelmente, é o procedimento diagnóstico mais realizado por Urologistas na prática diária. Está indicada para investigar sintomas e confirmar o diagnóstico de diversas doenças do trato urinário inferior.

São elas:

  • Aumento da frequência miccional;
  • Urgência para urinar;
  • Incontinência associada à urgência miccional;
  • Ardor ou dor miccional;
  • Dificuldade para urinar.

Uma bexiga saudável expele urina cerca de 8 vezes por dia. Quando este número é excedido, pode estar-se perante um caso de bexiga hiperativa. A perda involuntária de urina, imediatamente após a uma necessidade urgente em urinar, por vezes sem ter tempo de chegar à casa de banho.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Nem todos os tumores da bexiga são malignos, sendo que cerca de 5% dos casos são tumores são benignos.

Sinais e sintomas mais comuns de metástase de alguns tipos de câncer

  • Ossos fragilizados;
  • Dores fortes nas costas e no pescoço;
  • Dificuldade de urinar;
  • Níveis elevados de cálcio no sangue.

A análise de amostras de urina e sangue podem detectar a presença de 14 tipos de câncer, mesmo em estágios iniciais, de acordo com um estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS).

Como os exames de sangue ajudam a diagnosticar um câncer? O hemograma completo, solicitado pelos médicos nos check-ups de rotina, mostra as quantidades de células sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) presentes no paciente.