Qual o sintoma do sensor de temperatura ruim?

Perguntado por: elima . Última atualização: 22 de maio de 2023
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Um sensor do líquido de arrefecimento com defeito pode ser detectado de maneiras diferentes através da detecção de erros do módulo de comando e da consequente estratégia de operação de emergência. Os sintomas de erros mais frequentes são: Aumento da rotação de marcha lenta. Elevado consumo de combustível.

Não deixe passar o prazo de vistoria e troca
Como já foi mencionado, os sensores de temperatura da maioria dos veículos brasileiros costumam apresentar problemas após 30 mil quilômetros percorridos.

Sensor de Temperatura da Água – CTS
Do inglês “Coolant Temperature Sensor”, o Sensor CTS é amplamente encontrado nos sistemas de injeção eletrônica e sua função é enviar para a UCE do motor os valores instantâneos de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.

O sensor de temperatura é um dos principais itens que fazem parte do sistema de arrefecimento. Ele tem como função analisar e indicar qual a temperatura do motor, bem como a temperatura do fluído que circula para resfriá-lo.

O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento. Se por algum motivo o sensor não estiver funcionando da maneira correta, a ventoinha não será acionada ou, caso funcione, será ligada diretamente.

A localização do sensor de temperatura varia de acordo com o modelo do carro. Geralmente, tal peça é posicionada no bloco do motor, em contato com o duto de fluxo de fluido do sistema de refrigeração. Porém, pode estar instalado no cabeçote, também em uma das galerias de passagem de líquido de arrefecimento.

E por que o ponteiro de temperatura não sobe e desce na estrada? Porque não está submetido ao anda e para do trânsito urbano e a refrigeração do radiador não depende apenas do ventilador, pois o carro está em velocidades mais elevadas e, por isso, um grande volume de fluxo de ar na dianteira refrigerando o motor.

Onde o sensor de temperatura fica localizado? Na maioria carros, é possível encontrar o sensor de temperatura no cabeçote, ou seja, a parte mais quente do motor e onde a temperatura pode ser medida com uma precisão mais assertiva.

Vale reforçar ainda que o sensor de temperatura do carro deve funcionar sempre que o veículo apresentar superaquecimento. E sempre que a luz acender, o motorista deve parar o carro e desligar o motor.

Os sensores têm o objetivo de indicar a variação térmica sofrida pelo sistema, enquanto que os reguladores controlam essa oscilação e corrigem os desvios de temperatura, mantendo o ambiente dentro de um intervalo desejado.

Toda peça que faz um movimento, emite um som. Para fazer uma análise simples você pode abrir o capô do seu carro, ligá-lo e mantê-lo assim por alguns minutos. Após a temperatura subir, a ventoinha precisa ser acionada. Caso faça algum barulho fora do normal, é bom ir a um técnico verificar um possível problema.

O motor pode estar esquentando por diversos motivos, os principais são os problemas na correia da ventoinha, na bomba de água ou no termostato, panes elétricas ou perda de líquido de arrefecimento - geralmente, é causado por algum vazamento na mangueira ou no radiador. O problema pode, sim, ser do radiador.

Isso significa que a temperatura ideal para o funcionamento do motor varia, normalmente, entre 80º C e 100º C. Ou seja, o importante é que o ponteiro da temperatura fique abaixo da linha vermelha, pois isso indica que há um aquecimento excessivo do motor, que pode causar danos sérios aos componentes.

A falta de óleo no motor é uma das principais causas do superaquecimento. Além dele ser um lubrificante essencial para as peças, o óleo possui propriedades que esfriam o motor do carro. O que acontece é que a lubrificação evita atritos entre as partes do sistema, não aquecendo o motor por excesso de contato.

a temperatura que. o a junta suporta a trabalhar é abaixo de 100 graus acima disso Isso tem uma tolerância né de até 110 graus depois disso depois de 110 como eu falei já começa a ocasionar problema na junta pode ser a curto ou a longo prazo se o cara conduzir por exemplo aí.

Normalmente, a temperatura varia na faixa de 90º C a 110º C, dependendo do ano e modelo do veículo. Sendo assim, resultados no termômetro acima disso podem indicar o superaquecimento do motor, acarretando em sérios danos à integridade das peças internas.