Qual o sintoma de um câncer de próstata avançado?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Quando o câncer já está em estágio bastante avançado, podendo haver metástase, é provável que surjam infecções e dor nos testículos, ossos e costas, seguidas de perda de apetite e de peso.

Sensação de que a bexiga não esvazia totalmente; Dor ao ejacular; Disfunção erétil; Dor na parte inferior das costas, pelve, testículos ou coxas (que pode ser óssea).

Taxa de Sobrevida para Câncer de Próstata

Estágio SEERTaxa de Sobrevida em 5 anos
LocalizadoAproximadamente 100%
RegionalAproximadamente 100%
À distância31%
Todos os estágios SERR98%

A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

O câncer avançado é caracterizado por um dos seguintes aspectos: Dor, sintomas constitucionais, problemas psicológicos, obstrução, sangramento e/ou compressão.

O mais perigoso é a PIN de alto grau, cujas células se parecem menos com as células da próstata. Cerca de 20% dos pacientes com PIN de alto grau têm câncer de próstata ou vão desenvolvê-lo.

Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.

Se o câncer de próstata se disseminar para outros órgãos, o primeiro a ser atingido geralmente é o osso. A metástase óssea pode ser dolorosa e pode provocar outros problemas, como fraturas, compressão da medula óssea ou aumento dos níveis de cálcio sanguíneo.

Sintomas como um fluxo urinário mais lento e mais idas à casa de banho podem ser sinais de cancro de próstata, ou algo menos sério, como aumento da próstata (HBP). Assim, os sintomas iniciais, muitas das vezes, são inespecíficos, inexistentes ou semelhantes aos do aumento prostático benigno.

Devido à presença de células malignas no organismo, ocorrem inflamações pelo corpo que provocam dores intensas nos ossos e nas articulações. Sentir dores nas coxas, costas e pelve é muito comum e é bastante confundida com a dor no nervo ciático. Há dores intensas na uretra e na bexiga com sensação de queimação.

O aumento benigno da próstata passa a ser um problema quando ela dificulta a passagem da urina, porque, ao crescer, a próstata pode obstruir a uretra, o canal que passa por dentro dela. Os sintomas que a HPB provoca quando há obstrução da uretra são: aumento das micções durante a noite.

Abdómen e/ou baixo ventre (região supra-púbica, abaixo do umbigo); Virilha.

Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Estudos apontam que homens com uma dieta rica em carne vermelha, gordura, derivados do leite e pobre em legumes, frutas e outros vegetais podem ter o risco aumentado.

Atualmente, o padrão de tratamento para homens com câncer de próstata metastático que se espalhou e está a progredir apesar dos baixos níveis de testosterona é o tratamento com uma forma de quimioterapia de drogas regimne.

Os principais sintomas relacionados ao câncer de próstata é o emagrecimento sem causa aparente, o indivíduo começa a perder peso mesmo mantendo os mesmos hábitos alimentares.