Qual o sintoma da solitária?

Perguntado por: rvilela . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Não existem sintomas típicos da infecção. São relatados fadiga, dor de cabeça, dor abdominal, perda de peso, diarréia e/ ou constipação. Uma forma de perceber a presença do verme é a eliminação de pequenas partes dele nas fezes da criança, ou até mesmo nas roupas íntimas.

As pessoas se contamimam e adquirem a solitária somente quando comem carnes de boi ou de porco com larvas desse parasito, as quais estejam mal cozidas, mal assadas, mal fritas ou cruas.

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

A solitária é o verme adulto e se aloja no intestino do ser humano.

Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:

  1. Leite com hortelã ...
  2. Chá de arruda com sementes de mamão. ...
  3. Chá de cúrcuma. ...
  4. Chá de mastruz. ...
  5. Azeite de alho. ...
  6. Chá de artemísia. ...
  7. Chá de erva-doce.

As opções de tratamento para a teníase incluem: Mebendazol: 200 mg, 2 vezes ao dia, por 3 dias, por via oral. Praziquantel, dose única, 5 a 10 mg/kg de peso corporal, por via oral. Albendazol, 400 mg/dia, durante 3 dias, por via oral (leia: BULA SIMPLIFICADA DO ALBENDAZOL).

É considerada pelos críticos como uma forma de tortura psicológica quando o período de encarceramento é mais longo do que algumas semanas ou é mantido indefinidamente. Ou sejam 40 (quarenta) dias, a chamada "Quarentena", segundo Sigmund Freud.

Qual o exame mais utilizado
O principal exame utilizado para diagnosticar a presença de vermes intestinais é o exame parasitológico de fezes, conhecido popularmente por "exame de fezes", que avalia a presença de ovos ou cistos de parasitas nas fezes.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

A ascaridíase (CID 10 - B77) é uma infecção causada pelo verme nematelminto Ascaris lumbricoides, mais conhecido como lombriga. Quando há grandes quantidades do verme no corpo da pessoa, eles podem "subir" pelo aparelho digestivo e começar a sair pela boca, nariz ou ânus.

Os parasitas criam inflamação no organismo, já que inibem a absorção eficiente de nutrientes necessários para o corpo. Esses seres roubam todas as “coisas boas” dos alimentos ingeridos, deixando a pessoa sempre com fome e, finalmente, causando a desnutrição.

Os principais sintomas são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarréia, falta de apetite, perda de peso, anemia, flatulência e distensão abdominal. Alguns tipos de vermes quase não provocam sintomas no paciente. Por isso podem passar despercebidos e não serem diagnosticados.

Após três dias da ingestão dos ovos da Tênia, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos, que podem atingir o sistema nervoso e resultar na cisticercose cerebral ou neurocisticercose.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).