Qual o sintoma da flora intestinal desregulada?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

excesso de flatulência (gases intestinais); diarreia; prisão de ventre (constipação);

Quanto tempo demora para recuperar a flora intestinal? Com um tratamento eficiente, a flora intestinal pode ser recuperada dentro de alguns dias. Entretanto, vários fatores podem atrasar esse tempo, como o estado de saúde da pessoa e da própria microbiota, a alimentação e a resposta do organismo.

Dessa forma, quando há uma disbiose – desequilíbrio entre bactérias boas e ruins – a recuperação da microbiota também é lenta, podendo levar de um a dois anos para voltar ao seu equilíbrio, o que reduz a capacidade de absorção dos nutrientes e causa carência de vitaminas.

Erva doce

Erva doce (Pimpinella anisum): A erva doce é uma planta comumente conhecida devido as suas diversas funções sobre o sistema intestinal, pois ela auxilia na redução das dores e cólicas intestinais, melhora o funcionamento do intestinal e evita episódios de constipação.

O que irrita a flora intestinal? Uma dieta pobre em fibras e rica açúcar, gorduras, açúcares, fast-food e processados ajuda a criar bactérias danosas ao intestino. Assim, uma alimentação inadequada resulta em mau funcionamento do sistema digestivo.

A principal causa de um intestino desregulado é a alimentação. O consumo exagerado de alimentos ultraprocessados, especialmente aqueles ricos em açúcar e gordura, podem atrapalhar o funcionamento do intestino.

Incluir alimentos fontes de fibras
Frutas frescas: laranja, mexerica com bagaço, mamão, figo, ameixa, manga, kiwi, abacaxi, uva, entre outras. Frutas secas: ameixa preta, damasco, figo seco, uva passa.

O exame de análise do microbioma intestinal vai demonstrar, através de sequenciamento genético, a composição completa da microbiota intestinal. Tais bactérias são fundamentais para uma saúde intestinal plena, que é um órgão imprescindível para nossa saúde física e mental.

Blog

  • Você está constipado. ...
  • Você tem desconforto intestinal crônico. ...
  • Você sente inchaço e gases depois de comer certos alimentos. ...
  • Você sente que não esvazia o intestino completamente. ...
  • Você tem diarréia crônica. ...
  • Você tem fadiga inexplicada. ...
  • Seu humor sofreu uma alteração para pior. ...
  • Você fica doente constantemente.

Observam-se, também, alterações da forma das fezes, que na mesma pessoa podem ser: finas, caprinas (pequenas pelotas), duras, sem forma, diarreicas ou normais e com a presença de muco. Os sinais de alarme (febre, emagrecimento, sangramento anal) nunca são encontrados.

Folhas verdes, brócolis, cenoura, cereja, pêra e maçã são ótimas fontes de fibra e podem ser facilmente incluídos nas refeições diárias. Alguns alimentos são conhecidos por conterem mais água, e até melhorarem a circulação, aumentando as chances de um funcionamento adequado do seu intestino.

Alimentos processados e Fast food
Alimentos processados e os fast foods contém muitos conservantes, sal, gordura, carboidratos e sódio que afetam o microbioma intestinal, causando constipação intestinal e gases.

Abóbora e outros legumes
Entre os mais recomendados para a saúde intestinal, devido ao alto teor de fibras, podemos citar a abóbora, o quiabo, o tomate, o pepino, a vagem, o aspargo e a batata-doce.

Quando isso acontece, os sintomas são:

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

O sintoma mais frequente na infecção intestinal é a diarreia. Um quadro diarréico agudo caracteriza-se pela presença de 3 ou mais episódios de fezes com consistência diminuída ou aquosa num período de 24h. O início da infecção intestinal geralmente é abrupto e o curso é potencialmente autolimitado.

Estômago: Enjoo, má digestão, dores abdominais e arrotos com refluxo. Intestino: Enjoo, fortes dores abdominais, prisão de ventre com distensão ou diarreia. Fígado: Má alimentação e consumo inadequado de bebidas alcoólicas e medicamentos.

Doença inflamatória intestinal (DII)
Os principais tipos são a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Um estudo de 2022 em Mayo Clinic sugere que pessoas com DII têm muito mais probabilidade de ter dor na barriga e nas costas ao mesmo tempo do que pessoas sem a doença6.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Sintomas da SII
As exacerbações ocorrem quase sempre quando a pessoa está acordada e raramente despertam uma pessoa de seu sono. Os sintomas da síndrome do intestino irritável incluem dor abdominal. Dores abdominais graves que surgem rapidamente, porém, quase sempre indicam um problema significativo.

Dor abdominal; Gás e inchaço excessivos; Mudança nos hábitos intestinais; Diarreia e/ou constipação.