Qual o sintoma da doença Haff?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

sensação de dormência; vômito e náusea; perda repentina de força. escurecimento da urina, que pode ficar marrom e até preta (mioglobinúria).

A síndrome de Haff não apresenta tratamento específico, sendo o mesmo voltado para o alívio dos sintomas e tratamento de complicações. Como os pacientes podem apresentar insuficiência renal, é importante que a função dos rins seja monitorada e o Page 3 paciente seja hidratado abundantemente.

Na verdade, a Síndrome de Haff é uma causa rara de rabdomiólise que, normalmente, se desenvolve muito rapidamente (de 02 a 24 horas após a ingestão de certos peixes ou crustáceos).

A síndrome de Haff, ou doença da urina preta, foi descrita em 1924 na Europa. Trata-se de um conjunto de sintomas que podem aparecer em até 24hs após o consumo de alguns tipos de peixe como o tambaqui, badejo, arabaiana ou frutos do mar como a lagosta, lagostim e o camarão.

A doença de Haff é uma síndrome que consiste de rabdomiólise sem explicação, que se caracteriza por ocorrência súbita de extrema rigidez muscular, mialgia difusa, dor torácica, dispneia, dormência e perda de força em todo o corpo, urina cor de café além de elevação sérica de creatinofosfoquinase, mioglobina, ...

No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.

Urina preta ou muito escura
Uma urina preta pode ser causada por uma doença genética rara chamada de alcaptonúria. Nesses pacientes, a urina inicialmente tem cor normal, mas após algumas horas exposta ao ar, ela torna-se preta. Uma urina muito concentrada, que também contenha sangue, pode adquirir uma cor bem escura.

A síndrome de Haff provoca dor muscular intensa de início repentino, a qual está associada a elevados níveis da enzima creatinofosfoquinase (CPK). O paciente pode, ainda, apresentar urina escura (mioglobinúria) e evolução para um quadro de insuficiência renal aguda.

A doença da urina preta ou Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão).

Candiru

O Candiru é muito temido pelos nativos da Região Amazônica, pois é atraído pelo fluxo da urina (no caso do banhista nu), penetrando na uretra, no ânus ou na vagina.

Ocorre extrema rigidez muscular de forma repentina, além de dores musculares, dor torácica, dificuldade para respirar, dormência, perda de força em todo o corpo. Um dos principais sintomas, que dão o apelido da doença, é a urina cor de café.

É a morte aguda das fibras musculares e pode ser causada pelo exercício físico. Ocorre quando há contração muscular excessiva, gerando uma isquemia (falta oxigenação às células musculares), em alguns exercícios, principalmente nos de alta intensidade, nos de maior duração , nos do tipo excêntricos.

Urina amarela forte ou muito amarela
Geralmente, quando a urina está muito amarela pode ser um indicativo de desidratação. Mas, em alguns casos, também pode ser um sintoma de quadros mais sérios, como infecção urinária, seja na bexiga (cistite) ou na uretra (uretrite), especialmente se estiver com um odor forte.

Rosa ou avermelhada: se for persistente, pode indicar problemas no fígado, rim, próstata, infecção, ou, ainda, um tumor. Acastanhada: indica desidratação severa ou problemas no fígado. Azulado ou esverdeado: pode ser devido a algum pigmento na comida, à medicação e até infecção bacteriana.

Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.

A doença da urina preta é caracterizada por fazer uma ruptura das células musculares. Cabe salientar que mesmo que rara, a crise tem cura se o paciente for diagnosticado rapidamente para o tratamento adequado.

Urina espumosa é frequentemente o resultado de um fluxo de urina rápido. No entanto, uma série de condições médicas também pode ter esse efeito. Se uma pessoa notar frequentemente urina espumosa, ou se acompanha outros sintomas, deve falar com um médico.

A urina com espuma não significa obrigatoriamente um problema de saúde, pois pode ser um jato de urina mais forte, o contato da urina com produtos químicos do vaso sanitário, urina mais concentrada, exercício físico intenso ou a presença de sêmen.

O quadro freqüentemente é acompanhado de elevação da pressão arterial e dor de cabeça. A seu turno, a síndrome nefrítica rapidamente progressiva já começa com fraqueza, fadiga, febre, náusea, vômitos, falta de apetite e dores abdominais e articulares.

Priscyla e a irmã Flávia Andrade, de 36 anos, se sentiram mal após ingerir um peixe da espécie arabaiana, também conhecido como olho de boi. A irmã recebeu alta, mas a veterinária continuou internada na UTI.

A Vigilância em Saúde de Belterra, no oeste do Pará, restringiu pelo período de 30 dias a comercialização e consumo de peixes das espécies pirapitinga, pacu e tambaqui. O critério foi adotado para evitar que sejam registrados casos da Síndrome de Haff, popularmente conhecida como doença da "urina preta".