Qual o sinônimo de padrasto?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

1 companheiro da mãe, esposo da mãe, marido da mãe.

A palavra em questão tem origem na palavra latina patraster, devendo ser escrita corretamente desta forma – padrasto. É geralmente pronunciada de forma incorreta devido à sua difícil pronúncia. Tem como forma feminina a palavra madrasta.

O padrasto é o novo pai, papel que passa a desempenhar o novo companheiro da mãe na formação da família reconstituída, composta de dois adultos que se unem, em que um ou ambos trazem um filho da relação anterior (Carter & McGoldrick, 2001).

É possível INCLUSÃO DO NOME DO PADRASTO OU DA MADRASTA COMO DECORRÊNCIA DO AFETO. É cediço que o nome no direito Cível é personalíssimo com tratamento no Código Civil nos artigos 11 – 21.

CHAMAR O PADRASTO DE PAI OU A MADRASTA DE MÃE, PURA E SIMPLESMENTE NÃO É CONSIDERADO ALIENAÇÃO PARENTAL. PORÉM TUDO TEM QUE SER VISTO DENTRO DE UM CONTEXTO MAIS AMPLO.

Enteado é a pessoa que é filho biológico de um dos cônjuges ou companheiros, normalmente fruto de um relacionamento anterior deste indivíduo.

Os filhos, neste caso, são, em relação ao padrasto, denominados enteados.

Pai da madrasta ou do padrasto. Feminino: avodrasta. Origem etimológica:avô + [pa]drasto.

nome step-father; step-fathers; stepfather.

1. Filho de uma relação anterior do cônjuge ou companheiro, em relação ao seu padrasto ou madrasta.

Não interessa se são filhos consanguíneos, filhos adotivos ou enteados. Quando a pessoa é do bem, sangue bom, como costumam dizer em linguagem popular, o sujeito cuida, protege, educa, ama.

“Padrastos e madrastas devem respeitar o enteado, compreender que ele pode levar um tempo até aceitar a sua presença na vida familiar”, diz. Compartilhe a autoridade. O pai ou a mãe que cuida da criança ou adolescente deve respeitar a autoridade do companheiro em casa e estimular que ele exerça a função parental.

- Tem direito ao respeito, ao tratamento com dignidade, com possibilidade de impor limites em proteção à boa formação dos enteados. - Na discordância sobre o que é ou não bom para a formação dos enteados, deixe prevalecer a decisão do genitor que tem a guarda.

Essa inclusão não é obrigatória, sendo uma escolha de acordo com a vontade da própria família. Esse procedimento é realizado diretamente no Cartório de Registro Civil após a solicitação do responsável legal da criança, podendo ser incluído o nome de até 2 pais ou mães.

O que é filiação socioafetiva? É o reconhecimento jurídico da maternidade e/ou paternidade com base no afeto, sem que haja vínculo de sangue entre as pessoas, ou seja, quando um homem e/ou uma mulher cria um filho como seu, mesmo não sendo o pai ou mãe biológica da criança ou adolescente.