Qual o sinônimo de jus?
5 sinônimos de jus para 1 sentido da palavra jus: Direito a alguma coisa: 1 direito, privilégio, prerrogativa, regalia, merecimento.
Faz jus ou faz juz?
A forma correta de escrita da palavra é jus, com s final. A palavra juz, com z, está errada. O substantivo jus é usado maioritariamente na expressão fazer jus a, que indica o ato de ser merecedor de alguma coisa ou de se esforçar para merecer essa coisa.
Faz jus ao apelido?
“Fazer jus a” é uma locução verbal cujo significado remete a “merecer”, “ter o direito de”, “usufruir de algo”. Assim quando dizemos “Ela faz mesmo jus à fama de linda”, estamos passando a ideia de que a garota em questão merece mesmo ser chamada de linda, pois ela definitivamente é linda.
Tem o direito sinônimo?
1 merece, vale, requer, é digno de, é merecedor, faz jus a.
Faz jus no plural?
Merecer algo ou esforçar-se muito por alcançar. Plural: juses.
Faz jus frase?
- Os aprovados fazem jus ao cargo.
- Esse ator faz jus à fama.
- Com toda sua dedicação, você fez jus à nota.
Qual é o sinônimo da palavra côdea?
2 sinônimos de côdea para 1 sentido da palavra côdea: 1 casca, crosta.
Onde sinônimo jurídico?
De acordo com as normas do direito e da justiça: 2 constitucional, legal, legítimo, lícito.
Que faz jus ao benefício?
Na maioria das vezes, é exercida pela Defensoria Pública, mas caso não exista, pode ser por advogado dativo, ou seja, nomeado pelo juiz, que será remunerado pelo Estado.
Que faz jus ao nome em inglês?
Que faça jus ao seu nome. May it live up to its name.
O que significa a expressão faz teu nome?
1. Faz teu nome. Expressão usado no ato de estimular/incentivar uma pessoa ou alguma ação dela. Você vai arrasar nessa prova, faz teu nome!
O que é nome próprio e o que é apelido?
Em português europeu, é de facto tradicional fazer uma distinção entre nome de baptismo ou nome próprio e nome de família ou apelido (sobrenome, no Brasil). Nome ou nome completo são as designações da sequência de nomes próprios e de família que identifica um indivíduo.
Qual a diferença entre o nome e o apelido?
O nome é direito da personalidade, apelido, não o é. Não se pode negar que alguns apelidos terminam servindo para identificação de uma pessoa. Apelidos notórios, públicos, que, não raro, servem, por si só, para identificar o seu titular pessoal e profissionalmente. Não faltam exemplos entre nós: Pelé, Xuxa, Lula, Popó…
Para que serve o apelido?
Nomeação que expressa uma particularidade de alguma coisa. Nome particular usado no lugar do nome próprio; alcunha. [Antigo] Ação de chamar, de convocar; chamamento.