Qual o sinônimo de adúltera?

Perguntado por: emartins6 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

1 adulterina. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 falsa. 3 adulterada, contrafeita, falsificada.

1 avariar, despedaçar, deteriorar, escangalhar, estragar, quebrar, romper, desarranjar. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Causar dano moral: 2 arruinar, danar, daninhar, lesar, ofender, prejudicar.

adúltera | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O termo adultério pode ser usado tanto para definir a infidelidade em um relacionamento entre dois indivíduos quanto, em sua forma verbal ou adjetiva, para se referir a algo que foi “fraudado” ou “falsificado” (adulterar/ adulterado).

Adultério é uma injúria grave, com conseqüências no direito de família e cível. Provada a traição, a mulher ou o marido que traem perdem o direito a receber pensão. Se a traição se tornar pública e notória, o cônjuge traído poderá entrar na Justiça para pedir indenização por danos morais.

O adultério deixou de ser crime no Brasil em 2005, mas continua gerando polêmicas. Vítimas de adultério têm ingressado com ações judiciais com o objetivo de receber indenização por danos morais dos adúlteros ou até mesmo da terceira pessoa envolvida na relação extraconjugal, conhecida popularmente como amante.

2 arrasar, anular, aniquilar, acabar, arruinar, assolar, desolar, devastar, estragar, prejudicar, solapar, talar. Exterminar: 3 eliminar, dizimar, exterminar, extinguir, matar, suprimir.

1 partido, espatifado, fragmentado, estilhaçado, esfacelado, despedaçado, espedaçado, dividido, fraturado, rompido. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que já não funciona: 2 enguiçado, parado, estragado, danificado, avariado.

adjetivo Que se danificou; que sofreu dano; avariado, estragado. Etimologia (origem da palavra danificado). Particípio de danificar.

10 Jesus ergueu-Se e disse-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou”? 11 Ela respondeu: “Ninguém, Senhor.” “Nem Eu te condeno, volveu-lhe Jesus. Vai e doravante não tornes a pecar”.

O adúltero se arrepende, pede perdão, volta para a Igreja, confessa seus pecados. Já aquele que adultera, nunca se arrepende, está sempre traindo seu cônjuge. É um pecador contumaz.

Viciar dolosamente a qualidade de uma coisa, juntando-lhe outras mais ordinárias que passam despercebidas à simples vista. Origem etimológica:latim adultero, -are, alterar, corromper, cometer adultério.

Em religião, é «ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

Em Mateus 5 e 19, entretanto, Jesus apresenta a cláusula de exceção, afirmando que o divórcio é inválido “a não ser por causa de infidelidade”. Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório.

O adultério ocorre quando uma pessoa casada se envolve em um relacionamento sexual com alguém que não seja a pessoa a quem eles são casados.