Qual o sinônimo de abdicação?

Perguntado por: aandrade3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

3 cessão, demissão, desistência, renunciação, resignação, submissão.

8 sinônimos de abrir mão para 1 sentido da expressão abrir mão: Desistir de alguma coisa: 1 ceder, abandonar, deixar, desinteressar-se, desistir, dispensar, largar, renunciar.

1 recusar, rejeitar, refutar, renunciar, renegar, negar, desaceitar, abdicar, renuir, repudiar, repelir. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Descair, tornando em declive: 2 descair, inclinar, declivar, pender.

Os brasileiros, descontentes, começaram a quebrar as janelas dos portuguesas. Estes últimos revidaram atirando garrafas contra os primeiros, constituindo assim o episódio conhecido como Noite das Garrafadas. Em meio a tudo isso, D. Pedro I decide abdicar do trono em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho, D.

Os desdobramentos do exercício do Poder Moderador por D. Pedro, a rixa entre políticos conservadores e liberais, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses que estavam radicalizados no Brasil, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 7 de abril de 1831.

Que possui excesso de empenho; aplicado: professor dedicado. Que faz sacrifícios; abnegado: voluntários dedicados. Etimologia (origem da palavra dedicado).

abdicar – Pode ser intransitivo (O rei abdicou), transitivo direto (abdicou o trono) ou, preferivelmente, transitivo indireto regido pela preposição “de”: Abdicou do trono (e não ao trono).

Abdicações é o plural de abdicação.

Significado de Irrenunciável
adjetivo Que não se consegue renunciar; do que não se pode abdicar; inabdicável.

1 em favor de, em benefício de, em proveito de, para, a prol de, a favor de, com vantagem para. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Em defesa de: 2 em defesa de, por, em auxílio de, em nome de.

Acalmar(-se), tranquilizar(-se). [td. : Fui caminhar para esfriar a cabeça] [int. : Os ânimos esfriaram -se.]

Que não desiste facilmente: 1 acirrado, aferrado, afincado, agarrado, apegado, contumaz, determinado, ferrenho, incansável, instante, obstinado, perseverante, persistente, tenaz.

O contrário de desistência é: 1 persistência, teimice, finca-pé, perneta, cenreira, mania, emperramento, embirração, obduração, tenência, pervicácia, paciência, afinco, porfia, casmurrice, preferência, casmurrada, perseguição.

1 deixou, demitiu-se, renunciou, prescindiu, destituiu-se.

Deu-se início, então, às manifestações contrárias ao imperador, com os comandantes aderindo à revolta. Com a situação cada vez mais insustentável, D. Pedro I se viu obrigado a abdicar do trono em abril de 1831, em favor de seu filho.

Independência do Brasil completa 199 anos nesta terça-feira, 7 de setembro. No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente.

Essa fase estendeu-se até 1831, quando o imperador D. Pedro I abdicou o trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II.

Após a abdicação de D. Pedro I, o Brasil atravessou um período marcado por inúmeras crises: as diversas forças políticas lutavam pelo poder e as reivindicações populares eram por melhores condições de vida e pelo direito de participação na vida política do país.

24 anos

O primeiro reinado
No dia 1 de dezembro de 1822, com 24 anos, D. Pedro I recebeu a Coroa Imperial e o título de Defensor Perpétuo do Brasil. Entre abril e novembro de 1823, reuniu-se com os Deputados eleitos para dar ao país sua primeira Carta Magna.