Qual o singular de sóis?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Sóis é o plural da palavra sol: dois sóis.

5 guias, estrelas, faróis, bússolas, tochas.

Mil Sóis é uma seleção cronológica da poesia de Primo Levi, e mostra não apenas a resistência sobrenatural do espírito, a eclosão da liberdade, mas também a posterior vigília do pesadelo.

O plural de cidadão é cidadãos.

Guarda-sol / Guarda-sóis
Alguma das palavras que formam o composto flexiona? Ou flexionam as duas? Aí vai a regra: sempre que a primeira palavra do composto derivar de verbo, usa-se hífen; portanto: guarda-sol; na formação do plural, mantém-se o hífen e apenas o substantivo “sol” flexiona: guarda-sóis.

Artefacto constituído por uma armação articulada que se pode abrir e fechar, coberta de tecido ou material afim, usado para resguardar do sol ou criar sombra e geralmente maior do que um guarda-chuva. Plural: guarda-sóis. Plural: guarda-sóis.

Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis. No entanto, no caso dos monossílabos, verifica-se a tendência para aceitar também o plural formado com -es.

Qual o plural de 'arroz'?
Pasquale tira a dúvida de um ouvinte sobre o plural da palavra 'arroz'. O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'.

AdjetivoEditar

SingularPlural
Masculinosolsols
Femininosolasoles
Comum aos dois géneros/gêneros

A expressão «por quem sois, senhora minha» significa o quê.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Etimologia (origem da palavra sol). Do latim sol. solis. substantivo masculino A quinta nota musical da escala de dó.

Infelizmente, não há uma regra específica para sabermos quando devemos usar corretamente “ãos”, “ões” e “ães”. Temos realmente que memorizar os plurais das principais palavras. A palavra cidadão é corretamente pluralizada com o acréscimo da letra “s”. Assim, o plural correto é cidadãos.

Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p.

cidadãos

Segundo a gramática brasileira, o plural de cidadão é cidadãos. Isso acontece por que essa palavra é uma exceção à regra.

Guarda-sol, com hífen, é a forma correta de escrita da palavra. A sequência guarda sol, sem hífen e a palavra guardassol, aglutinada, estão erradas porque guarda-sol é uma palavra composta hifenizada. O substantivo masculino guarda-sol se refere a um objeto portátil usado para proteger do sol, criando sombra.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Plural: quebra-cabeças. Plural: quebra-cabeças.

ninguéns | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Esta palavra obedece à regra de formação do plural das palavras compostas: vão para o plural ambos os elementos de uma palavra composta por dois nomes (couve e flor). Assim, a forma correta é couves-flores.