Qual o síndrome está diretamente relacionada à saúde mental do trabalhador?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Síndrome de Burnout: o que é ? A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é uma doença mental que surge após o indivíduo passar por situações de trabalho desgastantes, ou seja, que requerem muita responsabilidade ou até mesmo excesso de competitividade.

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é caracterizada por sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultantes de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A Síndrome de Burnout resulta do estresse crônico no trabalho e é composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e realização profissional.

O termo "Burnout", de origem inglesa, designa algo que deixou de funcionar por exaustão de energia. Pode-se dizer que o termo descreve uma síndrome com características associadas, que representam uma resposta aos estressores laborais crônicos5.

A OMS define como doença ocupacional os problemas de saúde contraídos pelo trabalhador após ficar exposto a fatores de risco decorrentes da sua atividade laboral, que afetam sua saúde física e mental.

Trata-se de um problema capaz de afetar o rendimento dos colaboradores e, em casos mais graves, provocar baixas no quadro de funcionários — que acaba comprometendo, consequentemente, o desempenho e o alcance de metas do negócio.

Burnout: é uma síndrome resultante de estresse crônico e necessariamente tem origem no ambiente de trabalho; Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.

Entretanto, somente um profissional da saúde pode atestar que você possui a síndrome de burnout!
...
Sintomas físicos

  1. Dores de cabeça;
  2. Dores musculares;
  3. Distúrbios gastrointestinais;
  4. Insônia;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Suor excessivo;
  7. Pressão alta.

Burnout é um termo da língua inglesa. Significa queimar até a exaustão, consumir-se, esgotar-se, sentir não ter mais nada para oferecer, se sentir sem condições(burn – queimar , out – “excluído, fora de”). O som é parecido com “bãrnê-aut”.

As principais causas da Síndrome de Burnout são o estresse crônico e a tensão emocional gerados no ambiente de trabalho por condições físicas, psicológicas e emocionais desgastantes. Essa doença mental está ligada ao trabalho e é derivada exclusivamente das situações que ocorrem no âmbito profissional.

As mulheres sofrem mais com o burnout do que os homens. A constatação está nos dados da pesquisa Women in the Workplace de 2021. 42% das entrevistadas já sofreram com diversos sintomas da doença. Em 2022, uma a cada três mulheres pensou em deixar o emprego devido ao burnout.

“Não tem cura, mas tem tratamento”, afirma Izabella Camargo. Domar o burnout exige criar sensibilidade e dispor de estratégias para não cruzar aquela fronteira de novo. “O melhor tratamento é evitar as situações que o predispõem”, reforça Nardi. Feito o diagnóstico, um dos primeiros passos é procurar a psicoterapia.

Entre os distúrbios cromossômicos, a síndrome de Down é de longe o mais comum e o mais bem estudado. Em cerca de 95% dos pacientes, tal síndrome envolve a presença em dose tripla do cromossomo 21 (Figura 2).

Quais são as principais síndromes psicológicas?

  • Transtorno bipolar. ...
  • Distúrbios alimentares. ...
  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) ...
  • Esquizofrenia. ...
  • Transtorno de ansiedade generalizado (TAG) ...
  • Somatização. ...
  • Depressão. ...
  • Estresse pós-traumático.