Qual o sinal de falta de óleo no motor?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
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Luz no painel indica a pressão do óleo. Este é um engano da maioria dos motoristas: a luz de alerta do óleo não indica nível baixo no cárter, mas falta de pressão no sistema de lubrificação do motor. Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível.

Luz do óleo: motivos para estar acesa
No motor, existe um sensor que analisa quando a pressão do óleo está baixa. A partir do momento em que ela se aproxima de um nível crítico, a luz pisca para alertar o motorista. Isso indica falta de pressão ou vazão no sistema de lubrificação.

Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.

Um dos sintomas que o motor está queimando óleo é achar resíduos do componente na saída do cano de descargas. Quando a queima passa ao estágio da fumaça preta e densa, o caso é de dano maior.

Barulho no carro também pode ser ausência de óleo na caixa de direção. Nesse caso, os ruídos são como um assobio.

A causa desse problema pode ser desgaste nos retentores ou nas sede das válvulas do motor, o que provoca vazamento de óleo para as câmaras de combustão. O resultado é justamente a queima do lubrificante junto com o combustível.

Os ruídos leves são os primeiros sinais de motor fundido. Eles indicam que pequenos atritos entre as peças já estão comprometendo os componentes do motor. Se não for resolvido logo, o barulho se irá se intensificar na mesma medida que os danos em seu veículo.

Existem inúmeras causas para a alteração no nível do óleo motor, como por exemplo: Vazamentos ocasionados por falhas nas vedações de retentores e juntas; Consumo de lubrificante por meio da queima na câmara de combustão do motor; Utilização de óleo não especificado para o motor.

A solução é simples: basta completar o nível no cárter. Porém, se a luz se acende e o nível está correto é algum problema grave no sistema de lubrificação, o carro deve ser levado imediatamente para a oficina. E, se for necessário retificar o motor, vai preparando o bolso.

Em motores novos, pouco rodados, baixar um litro a cada 5 mil quilômetros é absolutamente normal. Pois, uma parte do óleo se queima junto com a combustão do motor.

Neste caso, a luz está alertando para que o carro seja levado imediatamente à oficina pois tem um problema grave que pode fundir o motor. Se a luz de alerta da pressão de óleo do motor não pisca mas acende direto, é melhor nem levá-lo rodando, mas desligar o carro e chamar um reboque.

Com o uso do carro, pode ocorrer a queima ou evaporação do óleo, baixando o nível do mesmo. Assim, quando o nível do óleo estiver próximo ou abaixo da marca mínima da vareta de verificação, mas ainda não for a hora da troca, deve-se completar o óleo, seguindo a recomendação do fabricante do veículo.

Qual a cor ideal do óleo do motor? A cor do óleo do motor pode variar do marrom/caramelo ao mais escuro/negro. Um óleo mais escuro é um sinal de que já chegou a hora de realizar a troca. Da mesma forma que um óleo marrom e “limpo” significa que ele está em boas condições.

Poucos motoristas sabem, mas o lubrificante do motor pode baixar até um litro a cada mil quilômetros rodados. Portanto, pode haver a necessidade de completá-lo antes das trocas.

Se o nível ficar muito acima, o virabrequim, ou o girabrequim como chamam alguns, bate no óleo, faz uma espuminha, além de obviamente perturbar o movimento do virabrequim. A bomba de óleo pode mandar essa espuminha para lubrificar as partes móveis.

Fumaça Branca
Se surgir quando o motor estiver aquecido pode indicar que há líquido no radiador. Isso ocorre quando a água que passa pela junta do cabeçote com defeito atinge a câmara de combustão. Desse modo, acaba saindo pelo escapamento em força de fumaça.

Anormalidades no motor do automóvel podem ser reveladas pela cor da fumaça do escapamento. Como assim? Ela não é cinza, como normalmente, mas um cinza mais para o azulado. É sinal que o motor está queimando óleo lubrificante, provavelmente está baixando o nível na vareta.