Qual o símbolo dos primeiros socorros?

Perguntado por: dgarcia9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A Estrela da Vida é uma estrela azul, de seis pontas, delineada com uma borda branca e geralmente apresentando o Bastão de Esculápio no centro. É considerada como o símbolo dos serviços de emergência médica (sigla em inglês, EMS) em vários países.

7 procedimentos de primeiros socorros que você precisa saber

  • Fazer massagem cardíaca.
  • Desengasgar.
  • Estancar sangramentos.
  • Amenizar queimaduras.
  • Desafogar.
  • Fazer transporte de vítimas.
  • Cuidar de fraturas ósseas.

Esta é a marca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192. Ela tem como elemento central do seu símbolo a “Estrela da Vida”, que faz das suas pontas a representação das funções da Emergência Médica, e no seu centro a serpente e o bastão, referências ao caduceu de Esculápio, símbolo da Medicina.

A marca do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, tem como elemento central do seu símbolo a “Estrela da Vida”, que faz das suas pontas a representação das funções da Emergência Médica, e no seu centro a serpente e o bastão, referências ao caduceu de Esculápio, símbolo da Medicina.

A: Airway – Vias aéreas e restrição da coluna cervical
Na avaliação inicial de um paciente traumatizado, primeiro inspecione as vias aéreas para verificar permeabilidade.

Atendimento pré-hospitalar (APH)
O atendimento pré-hospitalar é aquele realizado por um profissional da área médica, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões).

A parada cardiorrespiratória (PCR) é considerada uma das mais importantes emergências no setor médico, já que a sobrevida está ligada ao tempo e à qualidade do atendimento realizado. Isso exige atuação rápida, eficaz e objetiva por parte da equipe de saúde, ainda mais nos cuidados de enfermagem.

SBV | Dicionário Infopédia de Siglas e Abreviaturas.

Quais são as seis regras fundamentais de primeiros socorros? Em casos de acidentes, as principais regras são: manter a calma, avaliar a situação, não oferecer nada para a vítima, estancar o sangramento, verificar se ela está respirando e retirar todos os acessórios possíveis.

Antes de qualquer procedimento de primeiro socorro, é importante que o socorrista tenha em mente a necessidade de:

  • manter a calma;
  • afastar os curiosos;
  • garantir que serviço de emergência seja chamado.

Controlar a situação. Sinalizar o local. Avaliar a situação. Acionar o socorro especializado.

Inflamável. Esse símbolo indica substâncias inflamáveis, que emitem gases inflamáveis ou autorreativas ou autoaquecíveis. Também pode indicar piroforicidade, ou seja, a tendência de um material se inflamar espontaneamente em contato com o ar.

São símbolos da proteção que o Direito Internacional confere aos doentes e feridos, assim como aos que prestam assistência, durante um conflito armado.

Código 3 ( Vermelho ) – Prioridade máxima . Ativação através de rádio, telefone e campainha contínua.

O que cada faixa da Estrela da Vida significa? Esse ícone é composto por seis faixas, e, cada uma representa uma ação relacionada a emergências médicas: detecção, alerta, pré-socorro, socorro, transporte e hospital.

O “x” é referente à hemorragia exsanguinante ou hemorragia externa grave. O atendimento pré-hospitalar nas situações de trauma sofreu, assim, uma substancial alteração. Passou a ser dado mais ênfase às grandes hemorragias externas, antes mesmo do controle cervical ou da abertura das vias aéreas!

O chamado ABCDE do Trauma é uma série de precauções criadas para proteger a integridade de um paciente em situação de risco. Diferente do que alguns imaginam, esse procedimento não é executado somente por profissionais da saúde, já que você não precisa saber tudo sobre trauma para estar apto a colocá-lo em prática.