Qual o símbolo do Yin Yang?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O símbolo Yin Yang é um círculo dividido em duas partes nas quais uma é preta com um ponto branco e a outra é branca com um ponto preto: A parte preta com ponto branco é o Yin que simboliza a negatividade, a feminilidade, a passividade, a gentileza, a lua e a escuridão.

É uma crença que provém da antiga filosofia chinesa e que é conhecida como "o dualismo". Portanto, no amor, o yin e yang simbolizam a complementaridade e o equilíbrio entre o casal, assim como a necessidade de aceitar as diferenças e os contrastes.

A interação energética de yin e yang é um fluxo e refluxo contínuo. Cada um de nós usa a energia yang para algumas tarefas e a energia yin para outras. Há muitas maneiras de trazer seu chi – energia vital, para um estado de equilíbrio entre essas energias, como yoga, meditação e a prática de Tai chi.

Percebe-se que no nosso corpo o lado esquerdo representa o feminino e o masculino, o direito.

O Estômago (Yang) e Intestino Delgado (Yang) transformam os alimentos em matéria refinada, cujas moléculas entram no Sangue que nutre o corpo. O Sangue tem moléculas produzidas na medula óssea, que amadurecem no Baço (Yin), é oxigenado no Pulmão (Yin) e é bombeado pelo Coração (Yin).

O que significa Yang:
O yang representa claridade e luminosidade. Aparece do lado direito do símbolo com a cor branca e está relacionado com o lado masculino e ativo.

coração

O coração é um símbolo do amor que é mundialmente conhecido.

O símbolo do infinito, também conhecido como Oito Deitado, representa o conceito do que seria a eternidade, como algo que não tem um começo nem fim. O atual símbolo utilizado como se referir ao infinito – Oito Deitado – recebe este nome por ter a forma do número oito na posição horizontal.

Oito deitado é o símbolo que representa o infinito, a eternidade e o potencial divino. Este símbolo é formado por uma curva geométrica em formato do número oito na horizontal.

Pessoas yin: são mais sensíveis, emotivas, intuitivas, introvertidas e serenas. Essa energia mais calma correspondente a uma atitude mais receptiva, conciliadora, cooperativa. Mas também pode ser dispersa, passiva, lenta, fechada e melancólica.

5 passos para trabalhares a tua energia feminina:

  1. Conhece o teu corpo e os teus ciclos.
  2. Fortalece a tua ligação à Natureza.
  3. Explora a tua criatividade.
  4. Cria o teu Altar Pessoal.
  5. Frequenta um Círculo de Mulheres.

Alimentos Yin
Centeio, aveia, milho, cevada, berinjela, tomate, pimenta, pepino, espinafre, alcachofra, abóboras, cogumelos, ervilhas, beterraba, alho, couve-flor, lentilhas, pescado, porco, vaca, iogurte, natas, manteiga, margarinas, frutos, mel, açúcares, café, vinho, cerveja, chá verde, pimenta, refrigerantes.

O Yang é o lado direito da esfera, simbolizado pela cor branca. É tudo que há de oposto em relação a Yin. Ele representa a luz, o princípio ativo, masculino, quente e claro. Estudiosos da simbologia Yin Yang costumam definir também as duas forças como tigre e dragão.

A energia masculina caracteriza-se pela objetividade, razão e foco em uma única direção. Já a feminina é subjetiva, emocional, com atenção possível para várias direções. Dentro de cada ser humano circulam ambas as forças, já que elas são complementares.

O seu novo papel de parede vem com uma etiqueta informativa com vários símbolos que se referem às características do papel de parede, entre os quais um com duas setas uma ao lado da outra, uma apontando para cima e outra para baixo. Este símbolo significa: colocação invertida.

Podemos definir a energia feminina como a capacidade de criar vida através do amor e do poder mais intenso e profundo do seu ser. É uma força que o cerca, que ilumina seu caminho e que o transforma dia a dia.

A parte preta com ponto branco é o Yin que simboliza a negatividade, a feminilidade, a passividade, a gentileza, a lua e a escuridão. A parte branca com ponto preto é o Yang, que simboliza a positividade, a masculinidade, a atividade, a firmeza, o Sol e a luminosidade.

Uma das bases filosóficas da medicina chinesa prevê que os fenômenos do universo são produtos do movimento e da mutação dos cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água.

Yin e Yang

O Yin e Yang representam o equilíbrio dinâmico da flutuação cíclica incessante que sustenta o ritmo fundamental do universo.