Qual o símbolo do plástico que pode ir ao micro-ondas?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

polipropileno

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

A regra, na verdade, é simples: Materiais que absorvem as ondas (em vez de deixar o alimento absorve-las) não devem ser usados, pois podem derreter, trincar, pegar fogo ou mesmo explodir. Por exemplo, metais e plásticos (eles podem derreter ou liberar substâncias tóxicas no alimento, porém existem algumas exceções).

As embalagens plásticas mais “perigosas” são aquelas onde encontramos o número 7 ou 3 escritos dentro do símbolo da reciclagem. Eles indicam que a embalagem contém o BPA na sua composição.

Número 5 é o produto feito de polipropileno (PP). Canudos, tampas de garrafas e embalagens de iogurte são normalmente feitas de PP. Recipientes de PP não transmitem quaisquer produtos químicos nos produtos que embalam.

Quando a embalagem está marcada com o número 7, significa que a fabricação demandou outros tipos de plástico, como à base de policarbonato, ABS, poliamida, acrílico, etc.

Alguns alimentos, se levados de forma incorreta ao micro-ondas, podem explodir e causar machucados ou até um curto-circuito no ambiente. Além disso, materiais como garrafa térmica, metais (o alumínio também!), plástico e sacos não devem ir ao aparelho, pois podem pegar fogo ou explodir.

É importante lembrar que alguns plásticos que não são BPA-free podem liberar substâncias tóxicas durante o preparo do alimento e esses devem ser evitados. Dê preferência a vidros refratários ou cerâmica vitrificada.

Presente em qualquer tipo de plástico, de brinquedos a garrafas PET, a dioxina é liberada quando exposta a temperaturas altas, como no aquecimento via micro-ondas.

Você pode observar no rótulo: se ele possuir "BPA Free" em sua embalagem é porque está livre desse perigo. Outra forma de reconhecer é pelos símbolos de reciclagem. Se eles possuírem o número 3 ou 7 no meio desse símbolo, evite-os, pois esse é o sinal de que há a substância em sua composição.

Para aquecer um alimento no micro-ondas, prefira por embalagens apropriadas para isso, como vidros refratários, plástico indicado para uso em micro-ondas, potes plásticos, recipientes de silicone, etc. Sempre verifique as orientações do fabricante antes de utilizar determinada embalagem.

Alguns tipos de plásticos podem derreter dentro do micro-ondas, como copos descartáveis, copinhos de iogurtes, embalagem de comida delivery, entre outros. Mas além do risco de acidentes, o plástico também é um perigo para a saúde.

Na prática, uma das formas de identificar os tipos de plásticos é pela aplicação. Por exemplo, um tubo de água ou esgoto geralmente é feito de polímero PVC, copos descartáveis normalmente são feitos em PS ou PP. Então, dependendo da aplicação já é possível ter noção de qual tipo de plástico é feito o produto.

O aquecimento de recipientes plásticos contendo alimentos pode liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer, como a dioxina, o bisfenol A (BPA) e os ftalatos.

O triângulo com um número dentro identifica a origem do plástico. Primeiramente é preciso saber que, independente da numeração, todos os plásticos são polímeros, o que podemos perceber até na nomenclatura.

Polipropileno O Polipropileno

PP ou Polipropileno
O Polipropileno é um polímero ou plástico derivado do propeno ou propileno. Algumas de suas características incluem ser inquebrável, transparente, brilhante e rígido. É bastante utilizado em filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, potes e seringas descartáveis.

5 – PP Polipropileno: Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros.

PP” é a sigla para “polipropileno”, um tipo de polímero termoplástico.

Procure produtos com a indicação “BPA-Free” ou “livre de BPA”.

Nada parece mais inofensivo que uma sacola de papel. Porem quando levadas ao microondas, elas liberam uma grande quantidade de toxina. Além disso, sob muito calor, podem pegar fogo. Qualquer metal irá desintegrar o seu microondas.

Ao esquentar leite no micro-ondas, dê preferência a canecas de cerâmica ou copos de vidro.