Qual o símbolo do magistério?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

“A coruja é o símbolo da sabedoria, imagem que representa o professor. É um animal sábio que possui muitas habilidades admiráveis. Que lindo perceber quantas semelhanças existem entre a coruja e o bom professor.

A coruja é frequentemente utilizada para representar essa profissão, por remeter a inteligência, astúcia, sensibilidade e sabedoria, este símbolo é da Filosofia e outras licenciaturas.

Ou seja, quem fez magistério é considerado professor, mas para atuar em sala de aula, na maior parte das escolas, precisa complementar a formação com uma faculdade de pedagogia ou alguma licenciatura.

Safira Azul

Por suas características únicas, a Safira Azul foi a escolhida como pedra símbolo do curso de Pedagogia, pois acredita-se que é a pedra responsável por fortalecer a mente, além disso, ela também está muito relacionada à superação dos limites.

No caso da Pedagogia, é a ametista. Uma pedra que conta com uma cor rosa ou violeta, e ambos os tons podem ser encontrados em nosso catálogo.

Safira Azul

O curso de pedagogia tem dois símbolos importantes: a coruja — que tem relação à sabedoria; e o caduceu de Hermes à frente da flor de lis — que, além de sabedoria, representa o espírito nobre e a orientação. Assim, a pedra do curso de pedagogia é a Safira Azul, que remete à criatividade e à sabedoria.

Símbolo da inteligência e da sabedoria, a coruja tem significados que combinam com quem busca crescer e ver além, alcançando vôos mais altos. Ela tem a capacidade de enxergar através da escuridão da noite e também simboliza a reflexão e o conhecimento racional e intuitivo.

Majestoso e poderoso, o leão é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança. Nas várias culturas religiosas do mundo, o leão está também associado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano.

A águia simboliza nobreza, majestade, liberdade, agilidade e outras virtudes, tendo o seu significado frequentemente associado à coragem e força.

Portanto, aqueles que possuem o magistério ainda podem lecionar como professores de ensino fundamental até o ano de 2024, como estipulado pelo MEC.

Após a conclusão do Ensino Médio, aqueles que fizeram magistério tornam-se aptos para dar aulas a alunos da Educação Infantil e dos primeiros ano do Ensino Fundamental.

MEC divulga reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020. O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

O piso nacional da categoria é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais.

No Brasil, o anel de formatura costuma ser utilizado no dedo anelar da mão esquerda. Já nos Estados Unidos, país que deu origem a essa tradição, o anel é usado no dedo anelar da mão direita, para que não seja confundido com outras joias tradicionalmente usadas na mão esquerda.

Os anéis eram uma forma de identificar a turma de formandos e marcar a passagem deles pela instituição. Aqui no Brasil, o anel de formatura é um presente, tradicionalmente dado pelos pais ou família aos formandos. Geralmente, ele traz um emblema e costuma ter uma gema preciosa que representa o curso.

O curso de magistério tem por finalidade formar professores durante o ensino médio para lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. O profissional de magistério é, portanto, o professor capacitado para dar aulas nas classes iniciais da formação básica.

O anel de formatura, no Brasil, é utilizado no dedo anelar esquerdo, que é ligado à simbologia do deus Sol, representando, dessa maneira, prosperidade, sucesso profissional e brilho. Como alianças e anéis de noivado também ocupam o dedo anelar, tem pessoas que preferem utilizá-lo no dedo médio.

Nas Ciências Exatas, o anel de formatura costuma trazer uma pedra de Safira, de preferência Azul. O Azul, no caso, é relacionado ao céu, aos limites humanos e à vontade de superar estes limites, característica típica das carreiras de Ciências Exatas e Engenharias.