Qual o símbolo do fusível?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A letra F representa dispositivos de proteção. Ex.: fusível, dispositivo de descarga de sobretensão, pára-raios.

Tipos de Fusíveis

  • Fusível NH: são utilizados para proteger instalações elétricas industriais de sobre correntes de curto-circuito. ...
  • Fusível D: ...
  • Fusíveis ultra rápidos: São utilizados para proteger circuitos retificadores e conversores de frequência.

Abra a caixa de fusíveis
Nele, a montadora indica onde está localizado esse compartimento e detalha quais são os aparelhos e subsistemas guarnecidos por cada fusível. Na tampa da caixa, também é possível encontrar o esquema elétrico do automóvel, informando o número, a posição e a função de cada um desses componentes.

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes. Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes.

O que pode queimar um fusível?

  • Quando um objeto de metal cai dentro do soquete de isqueiro;
  • Quando você instala uma lâmpada errada nos faróis do automóvel;
  • Quando um cabo passa em cima do outro;
  • Quando a sua bateria está arriada.

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.

Em resumo, os fusíveis são dispositivos de proteção utilizados para proteger circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Um fusível possui um filamento metálico que suporta determinado valor de corrente.

Existem diversos tipos de fusíveis com variados intervalos de corrente elétrica. Entretanto, todos desempenham a mesma função — interromper a passagem de corrente elétrica mediante a fusão de um elo condutor. O modelo mais comum de fusível é conhecido como Diazed.

Os disjuntores normalmente são projetados para atender às necessidades da indústria pesada. Já os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e na indústria leve.

Os fusíveis conhecidos como NH são de ação retardada. Os fusíveis conhecidos como DIAZED podem ser de ação rápida, para operação em circuitos sem picos de corrente, e de ação retardada para circuitos com corrente de pico menor que 200 A.

Elo fusível é utilizado no interior do cartucho ou porta- fusível, preso nas suas extremidades. fusível e tem por função possibilitar a abertura da mesma em carga. Sem este gancho não é possível manobrar a chave sob carga, uma vez que ela não possui um sistema para extinção do arco elétrico.

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro.

Se o fusível estiver queimado, não haverá leitura alguma. Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto manter as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está "fechado" e o fusível está funcionando.

Quase sempre ocorre por esmagamento de chicote ou aquecimento, derretendo a capa do fio. Esse é um caso de procura. Mas leia no manual do seu carro o que esse fusível está protegendo. Isso facilita o trabalho de procura.