Qual o significado que tem na cruz?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Para ela, o símbolo representa o momento em que Jesus Cristo sofreu sua crucificação, antes da ressureição. De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo entrega na cruz a própria vida em nome do amor ao próximo. O gesto é muito importante para os católicos como a dona de casa Socorro Vaz.

“Cruz” vem do Latim CRUX, que designava a forma em que eram colocados os madeiros para a forma de execução que era considerada a mais ignominiosa entre os romanos. “Crucifixo” vem de CRUCIFIGERE, de CRUX mais FIGERE, “apertar, amarrar”.

A mensagem da cruz é o próprio Evangelho em sua plenitude. Isso significa que a palavra da cruz é a revelação de Deus centrada na obra de Cristo, isto é, na encarnação e crucificação de Cristo. A mensagem da cruz fala unicamente de Cristo. Na mensagem da cruz não há espaço para qualquer habilidade ou realização humana.

A morte na cruz. Eram três as maneiras de se executar um condenado na Roma antiga. Segundo explica Chevitarese, um objetivo as unia: não permitir a preservação de vestígios de memória — em outras palavras, impossibilitar que restos mortais fossem sepultados.

Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente. Eles eram considerados bandidos perigosos, o que explica crucificação, já que as leis romanas reservava esta punição somente aos grandes criminosos e aos escravos.

Durante o trajeto até o cume do monte do Calvário, Jesus carregou a cruz com muita dificuldade, e em dado momento, sentindo-se fatigado, caiu ao chão, vencido pelo cansaço.

Oração de Bento: A Cruz Sagrada seja minha luz, não seja o dragão meu guia. Retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs. são Bento rogai por nós.

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos.

Originalmente um símbolo religioso da Índia, durante séculos foi usado na iconografia cristã como uma das muitas expressões artísticas da cruz.

1- Cruz celta ou cruz irlandesa
Nada mais é do que um dos símbolos nos cemitérios que representam o cristianismo. Esse sinal possui uma pequena circunferência que rodeia e cerca o ponto de encontro das duas retas. A cruz celta representa o equilíbrio da vida e a eternidade, mesmo que fora de um contexto cristão.

Coração vermelho com cruz sinal representa o símbolo dos cuidados de saúde.

Fé é poder, e poder é sacerdócio. Deus é Deus por ser a personificação de toda a fé, todo o poder e todo o sacerdócio. A vida que Ele tem se chama vida eterna. E na mesma medida em que nos tornarmos semelhantes a Ele, obtemos Sua fé, adquirimos Seu poder e exercemos Seu sacerdócio.

“Elí, Elí, lama sabactani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?).” (Mateus 27:46 e Marcos 15:34) “Tenho sede.” (João 19:28) “Está consumado.” (João 19:30) “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito.” (Lucas 23:46)

caveira com ossos cruzados

A caveira com ossos cruzados são um símbolo popular da atualidade que representa a morte. Desse modo, o símbolo, que consiste em um crânio humano e dois fêmures cruzados, há muito tempo é associado a morte.

Todos os dias clamo a ti, meu Deus, mas não respondes; todas as noites levanto a voz, mas não encontro alívio. Tu, porém, és santo e estás entronizado sobre os louvores de Israel. Nossos antepassados confiaram em ti, e tu os livraste. Clamaram a ti e foram libertos; em ti confiaram e jamais foram envergonhados.

A direita e a esquerda nasceram no Gólgota, quando crucificaram a Cristo. Gestas, o mau ladrão, foi colocado à esquerda de Cristo, e Dimas, o bom ladrão, à direita.

Já Dimas, demonstrando muita humildade, tem uma pequena conversa com o filho de Deus. Ele pede a Jesus que o leve para o céu. E Cristo concede o desejo. Pronto, Dimas, após uma vida de pecados, foi salvo nos acréscimos pelo próprio "cara".

Na Bíblia, a direita é o local onde se encontra a retidão e o paraíso, a esquerda é o lugar dos condenados e do Inferno.

Abraão, o amigo de Deus – Gênesis 22.1 – 19
“Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus” (Tiago 2.23).

O SENHOR É A MINHA LUZ E A MINHA SALVAÇÃO; DE QUEM TEREI MEDO? (Salmo 27.1) Este Salmo, escrito pelo rei Davi, descreve como uma pessoa em meio a crises e perseguições, conseguia sempre encontrar em Deus o seu refúgio, a sua fortaleza, a sua esperança e a sua segurança.