Qual o significado psicológico de quem fala baixo?

Perguntado por: lnobrega9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Todavia, uma pessoa que fala de forma mais retraída, com a voz mais baixa, provavelmente é uma pessoa mais tímida, introvertida. Portanto, o ritmo e a necessidade conforme o ambiente e entorno são alguns dos principais fatores para direcionar a nossa comunicação.

quem fala devagar transmite um pensamento lento, uma personalidade reflexiva, que pensa antes de responder. A fluência da fala nem sempre está relacionada ao pensamento. “Pessoas que pensam rápido podem ter mais fluência na fala, mas nem todo mundo que fala devagar tem uma fluência ruim de pensamento.”

Falar alto frequentemente é um hábito adquirido e, portanto, completamente passível de modificação. Contudo, também é preciso observar se além de falar alto a pessoa também tem dificuldade de audição, pois esta pode inclusive ser o motivo da emissão vocal excessiva. Em todo caso, procure a ajuda de um fonoaudiólogo.

Significado de falar baixo: Falar em um tom de voz baixo, não gritar, falar calmamente.

A voz baixa , em 99% dos casos, é de origem emocional, onde a pessoa em geral sofre uma repressão muito grande, principalmente na infância. Os pais tendem a reprimir as crianças, sempre pedindo para que elas não falem: “Cale a boca!”, “Em conversa de adulto, criança não se mete!”, “Silêncio! Não faça barulho!”.

De acordo com a literatura, os indivíduos sob o efeito da ansiedade podem apresentar alguns problemas da comunicação, como: voz mais aguda ou quebras na frequência, ressonância laringo-faríngea, respiração superficial, aumento da tensão muscular, restrição do vocabulário, disfluência, entre outros(16,22).

Caso seja na articulação dos fonemas da fala, é chamado de DISFLUÊNCIA. Provavelmente está apresentando um quadro de DISFONIA. Deverá procurar um Fonoaudiólogo para uma avaliação e tratamento . Em geral obtemos um resultado muito satisfatório.

O egocentrismo é definido como um conjunto de ações e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmos. Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica.

O que é taquifemia
Quem apresenta taquifemia pode resumir sua dificuldade de fluência da seguinte forma: “Eu falo tão rápido que ninguém consegue entender”, “As pessoas geralmente pedem para eu repetir o que falei” ou “Eu falo muito rápido e vou comendo as palavras”.

Independentemente das situações, o tom de voz esconde alguns traços de personalidade mais importantes. As vozes graves costumam pertencer a pessoas mais enérgicas, seguras de si mesmas, inclusive autoritárias. Enquanto isso, as vozes agudas nos mostram pessoas mais dependentes, inseguras e com menos energia.

A logorréia ou logomania é um transtorno comunicativo em que a pessoa fala compulsivamente e tem um discurso incoerente. A logomania pode ser considerada tanto um transtorno quanto um sintoma de um outro transtorno. Ademais, pode ser considerada uma sequela de algum tipo de lesão cerebral.

De que maneira você pode colocar isso em prática?

  1. Use a entonação a seu favor. Se falar baixo demais demonstra insegurança, falar alto demais pode soar ameaçador. ...
  2. Escolha as palavras certas. Usar uma palavra mal colocada pode fazer com que você seja mal interpretado. ...
  3. Trabalhe a sua linguagem corporal.

O que é Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)?
Como dito no início, o TDL é um transtorno que faz com que muitas crianças apresentem dificuldades para desenvolver a fala. Nos pais e até mesmo nos profissionais, pelo menos a princípio, há uma estranheza pelo fato da criança não conseguir falar.

Alguns transtornos da fala são: Dislalia: acréscimo, omissão ou distorção na pronúncia dos sons. Linguagem tatibite: a pessoa mantém de forma voluntária a linguagem infantil. Dificuldade de pronúncia da letra R: a maioria das crianças apresenta esse problema.