Qual o significado palavra antropomorfismo?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

O Antropomorfismo é um conceito filosófico que está associado as formas humanas, ou seja, ele atribui características, sejam físicas, sentimentos, emoções, pensamentos, ações ou comportamentos humanos aos objetos inanimados ou seres irracionais.

Antropomorfismo vem de duas palavras gregas: anthropos (homem) e morphe (forma). Portanto, um antropomorfismo é quando Deus aparece ou Se manifesta para nós em forma humana ou mesmo em características humanas atribuídas a Ele mesmo. Vemos isto por toda a Bíblia - e com razão assim.

Basicamente, é qualquer ser, animado ou não, que possua atributos humanos. Um exemplo bem utilizado em lendas e mitos e que acabou evoluindo para a literatura e a cultura pop é a mistura de animais com humanos.

Xenófanes foi o primeiro pensador a adotar o termo antropomorfismo, referindo-se às atribuições humanas que os gregos davam às suas divindades. Mas o que observou-se aos longo dos anos foi a continuidade desse raciocínio em outras vertentes.

Antropomorfismo é a atribuição da forma humana a qualquer constituinte da realidade. A cultura do Antropomorfismo é antiga na história da humanidade, serviu para embasar argumentos, contos, narrativas e elementos constituintes de diversas sociedades.

Antropomorfismo na mitologia grega
Zeus: é o deus dos céus, do relâmpago e dos raios, sendo também o pai dos demais deuses. Existem diversas esculturas construídas pelos próprios gregos da época representando-o em sua forma humana. Afrodite: também bastante conhecida, é a deusa do amor, da sexualidade e da beleza.

Entre eles existem algumas categorias: o zoomorfismo (deuses com formato de animais), antropozoomorfismo (deuses com corpo de homem e cabeça de animais) e o antropomorfismo (deuses com características humanas).

Algumas delas são: zoomórficas (figura de animais), antropomórficas (figura de humanos) e figuras de mulheres. Alguns recipientes provavelmente eram usados para festas e rituais religiosos.

A Palavra de Deus traz alento para nós. Ela nos edifica, consola, exorta e também nos mostra o caminho tão glorioso o qual temos que trilhar.

A forma como Deus melhor se comunica conosco é através de seu filho, Jesus (Hebreus 1:1-2). Deus sabia que não havia uma forma melhor de entendermos a profundidade de seu propósito para nós do que se tornando humano e vivendo entre nós.

Seres mitológicos
Como os deuses eram antropomórficos, eles possuíam características humanas, como a paixão. Desse modo, alguns deuses se apaixonavam por humanos e se relacionavam com eles.

Essas divindades podiam ser antropomórficas (os deuses possuem características humanas, entretanto, se diferenciam através de poderes, principalmente o de transformação), zoomórficas (deuses em forma de animais) ou antropozoomórficas (deuses com características humanas e animais).

O antropomorfismo concede relações mentais humanas a seres não humanos com destaque nos animais de companhia que dispõe de uma relação significativa com seu tutor potencializando o seu comportamento e bem-estar em uma realidade frequente.

Antropomorfismo crítico pode ser definido como a atribuição de características ou comportamentos humanos a animais não humanos de uma forma criteriosa, ao contrário da forma livre e não fundamentada que ocorre frequentemente (Burghardt, 1985).

A escultura de Dekoque revela outra face do antropomorfismo, a saber, sua capacidade de atribuir características e qualidades humanas mesmo a seres inanimados, como neste caso um martelo, provavelmente com a intenção de personificar a imagem de um trabalhador angustiado em uma jaqueta.

A antropozoomorfização é uma variante que prescinde do antropomorfismo. Nesse caso, os seres são representados como dotados de características metade humanas e metade animal. É também uma prática cultural de longa data, marcando profundamente a cultura de sociedades antigas.