Qual o significado mais usado para palavra garatuja?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Garatuja é o nome que se dá aos primeiros rabiscos e desenhos da criança, que seguem pela primeira infância (até os 7 anos), inicialmente sobrepostos em muitas camadas.

a criança necessita sentir o reforço dos adultos.

  • Garatuja desordenada.
  • Garatuja ordenada.
  • Garatuja nomeada ou identificada.

A forma [garatuja]pode ser [nome feminino] , [segunda pessoa singular do imperativo de garatujar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de garatujar] .

O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança.

As garatujas podem ser divididas em três categorias: desordenadas, ordenadas e com atribuições de nomes.

  • GARATUJA - dividida em 03 etapas: * Garatuja desordenada (01 a 02 anos) - Riscos sem controle motor; - Mexe o corpo todo; ...
  • Garatuja ordenada (Por volta dos 02 anos): - Olha o que faz; - Controla o tamanho, forma e localização; - Fecha as figuras; ...
  • Garatuja nomeada (entre 02 e 03 anos):

Estágio das garatujas
Também é possível observar que o pequeno(a) escolhe diferentes cores. Esses rabiscos permanecem até, aproximadamente, 2 anos de idade. Depois, começa a realizar curvas e linhas mais direcionadas. Nesta fase, a criança percebe que seus movimentos definem seus traços.

Isto posto, veremos a contribuição de Piaget (1976), que também faz relações sobre as fases do desenho infantil. Segundo o autor, as crianças passam por cinco fases, que correspondem a suas etapas de desenvolvimento. A primeira delas é a Garatuja, que se subdivide em: Garatuja Desordenada e Garatuja Ordenada.

As garatujas apresentam traços fortes, sendo vacilantes, e poucos fluídas. De forma geral, as garatujas podem ser escritas ou desenhadas: Garatujas escritas: é quase uma tentativa de escrever. Garatujas desenhadas: é quase uma tentativa de desenhar.

O nível pré-silábico é o primeiro dos quatro níveis de escrita. Nele a criança inicia seu processo de distinção entre desenho e escrita. Nesse período, ela ainda não conhece direito o alfabeto, mas já percebe que a escrita representa o que ela diz, mesmo que ainda se expresse por meio de rabiscos e desenhos.

O que é grafismo? O grafismo é a maneira de representar sentimentos, pensamentos e informações de cada povo (cultura, religião, tradição…) por meio da arte. Essa arte prioriza linhas, formas, cores e diversas outras técnicas bem detalhadas.

O estudo do grafismo infantil não é, simplesmente, uma atividade descomprometida, antes ela envolve o desenvolvimento físico e psicológico da criança. Através dos desenhos elaborados por ela, podem ser observados seus movimentos corporais, a coordenação do seu desenvolvimento visual e sua percepção do meio ambiente.

As primeiras garatujas são linhas longitudinais que, com o tempo, vão se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes, que ficam soltas na página. No final dessa fase, é possível que surjam os primeiros indícios de figuras humanas, como cabeças com olhos.

O desenho comunica e atribui sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio de linhas, formas, traçados e cores. Retrata a realidade e o imaginário onde a criança expressa os seus sentimentos e sua compreensão de mundo. Cada traço diz muitas vezes mais do que palavras.