Qual o significado histórico da palavra sedentário?

Perguntado por: ebonfim9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

substantivo masculino Aquele cujo emprego o obriga a ficar o tempo todo sentado. Etimologia (origem da palavra sedentário). Do latim sedentari, "que trabalha sentado".

A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana.

O conceito de sedentarismo está relacionado a falta, ausência ou diminuição na prática de atividades físicas. Portanto, são indivíduos que estão inativos fisicamente. A falta de atividade física representa sérios problemas para a pessoa.

Com o uso da agricultura, alguns povos nômades passaram a fixar suas moradias, não mais deixavam aquele lugar, pois ali mantinham as suas plantações, Esses povos, então, passaram a ser chamados de sedentários, e assim foram surgindo as cidades.

O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em um gasto calórico reduzido. Uma pessoa é considerada sedentária quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas. O indivíduo ativo deve gastar no minimo 300 calorias por dia.

1 INTRODUÇÃO
O sedentarismo é um processo histórico acarretado por mudanças nos hábitos cotidianos das pessoas, que passaram a se movimentar cada vez menos nas atividades da vida diária e a não dedicar tempo para atividades físicas regulares, por causa das ocupações habituais (INFORMES, 2002).

O sedentarismo está relacionado com várias mortes todos os anos, uma vez que é fator de risco para outros problemas de saúde, como obesidade, diabetes e hipertensão. Hábitos de vida inadequados podem levar ao desenvolvimento de uma série de problemas graves de saúde, como obesidade e diabetes.

O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável.

Sedentarização é basicamente quando um povo deixa de ser nômade para se fixar e lugar próprio. Processo por meio do qual o homem passa a habitar de forma fixa, a partir das práticas agrícolas. Assim, ele deixa de ser nômade, isto é, deixa de viver permanentemente mudando de lugar.

O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.

2 ocioso. 3 inativo, parado, quieto.

Sedentarismo é definido como a falta, ausência ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna.

Deste modo, os povos sedentários possuem residência fixa (em casas ou imóveis rurais), criam animais e cultivam os seus próprios alimentos.

O sedentarismo pode ser definido, de uma maneira resumida, como a falta da prática de exercícios físicos regulares.

O sedentarismo é definido pela falta de regularidade na prática de atividades físicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O sedentarismo é considerado fator de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hipertensão e câncer. A prática de atividades físicas e redução de comportamentos sedentários auxilia na melhoria da saúde do indivíduo como um todo.

Nomadismo é uma forma de vida em que não há residência fixa. Era comum na Pré-História por questões de sobrevivência. Durante a Pré-História, até o Período Neolítico, havia predominância do nomadismo, uma forma de vida que ainda existe. O nomadismo é uma forma de vida em que não há residência fixa.

O sedentarismo está associado a numerosas doenças que elevam o risco de problemas cardiovasculares – como angina, infarto agudo do miocárdio e tromboses. Entre as doenças que são fator de risco para o coração estão a própria obesidade, a hipertensão, as alterações nos lipídios e diabetes tipo 2.

Com a sedentarização dos grupos humanos, pôde-se observar e reconhecer os fenômenos naturais e explorar a natureza em benefício do grupo. Além disso, o primitivo pôde utilizar a terra, plantando e colhendo seus frutos.