Qual o significado dos símbolos nórdicos?

Perguntado por: oalencastro8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os Símbolos Nórdicos, também conhecidos como Símbolos Odinistas, surgem a partir da mitologia antiga relativa a Odin, líder do panteão dos deuses nórdicos. Valknut O Valknut é possivelmente o principal símbolo nórdico. É o símbolo de Odin, o deus do céu, da guerra, da vitória e da...

As Runas Nórdicas são o caminho das pedras para o autoconhecimento e conexão espiritual. Com origem na mitologia dos antigos vikings, elas são uma ponte de conexão com as deusas e deuses desta cultura.

O paganismo nórdico é reconhecido pelos governos da Dinamarca, Noruega e Islândia como religião oficial. Neste último país, é a religião que mais cresce, contando atualmente com quase 5 mil fiéis. Pode parecer pouco, mas o número vem dobrando a cada ano.

cruz solar

Seu símbolo é a cruz solar e sua festa principal era o Solstício de Inverno. Para conseguir o favor de Odin eram sacrificados animais, normalmente machos e seres humanos.

A palavra Ragnarok provém do islandês ragna rok que significa "destino fatal dos deuses", tendo evoluído depois para ragna rkkr ("crepúsculo dos deuses"). Também referido como Ragnarök, era na mitologia germana e escandinava o dia em que acabariam os mundos humano e divino.

Trisquel, o mais conhecido dos símbolos celtas
Entre os seus significados, estão o da busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e espírito ou o passado, presente e futuro. O Trisquel tem uma forte ligação entre o início e o fim das coisas. Simboliza, principalmente, a evolução e a aprendizagem contínua.

O acessório representa um marco da passagem para a vida adulta e para se tornar um guerreiro. Para os jovens nórdicos, ganhar uma pulseira ou bracelete Viking significava estar pronto para as batalhas; Outra simbologia associada à pulseira Viking é o poder e a honra.

Na mitologia nórdica encontramos menções a distintos mundos da morte como Valhala e Hel, porém, nestes locais do além, os mortos não sofriam. No entanto, em Náströnd, um sombrio salão cheio de cobras e veneno, os criminosos ali eram punidos.

As runas são uma antiga forma de oráculo usada por aqueles que buscam conselhos. Elas têm uma longa história, foram usadas por tribos germânicas e nórdicas e ainda são amplamente utilizadas na sociedade atual. Qualquer um pode receber uma leitura de runas, mas também é legal aprender a usá-las.

Por exemplo, se você tem 45 anos, multiplique sua idade por 4: 45 (anos de idade) x 4 (ciclos do ano) = 180 (estações do ano já vividas). A fim de obter um resultado igual ou inferior a 24, deve-se fazer novas subtração: 156-24=132; 132-24= 108; 108-24= 84; 84-24=60; 60-24=36; 36-24= 12.

Viking é o termo usado para se referir aos nórdicos que habitavam a Escandinávia em um período que abrange os anos de 793 d.C. a 1066 d.C, conhecido como Era Viking. Esse período foi marcado por expedições marítimas organizadas pelos vikings por várias regiões da Europa.

Significado de Nórdico
adjetivo Que se encontra localizado no norte da Europa: território nórdico; nação nórdica. Que se pode referir aos países localizados no Norte da Europa a saber: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia; diz-se das pessoas que habitam ou nasceram nesses países.

Odin foi uma divindade presente na religiosidade e nos mitos nórdicos, sendo o mais poderoso entre os deuses nórdicos e nomeado o Pai de Todos. Era o representante da poesia, da morte, da guerra, das runas, da vitória e do êxtase, e estava presente na religiosidade de outros povos do norte da Europa.

Além disso, o símbolo de Loki, que é um círculo com chifres, é semelhante ao do planeta Mercúrio. A escolha combina totalmente com o personagem que é tagarela, estrategista e manipulador. Não é à toa que Loki é o deus nórdico regente do signo de Gêmeos, também regido por Mercúrio.

Odin voluntariamente deu seu olho como sacrifício. Ele o jogou no Poço do Conhecimento a mando de Mímir, o chefe que o guardava. Este sacrifício permitiu que Odin bebesse água do poço. Ao beber sua água, Odin obteve o conhecimento que o poço continha.

Ele conta que sua sabedoria vem do poço, porém, ele só poderia permitir que Odin bebesse daquela água se uma oferenda fosse feita. Nesse caso, o sacrifício necessário era que Odin deixasse de ver o plano físico para ter todo o conhecimento.

Pertencente à mitologia nórdica, o nome significa Sala dos Mortos. Também chamado de Valhöll, era o palácio dos Einherjar ou "mortos heroicos" no Asgard (morada dos deuses Aesir) para onde as Valquírias levavam os guerreiros mais nobres e destemidos que morriam no campo de batalha, escolhidos por Odin.