Qual o significado dos salmos na Bíblia?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

O livro de Salmos é uma coletânea de poemas sagrados que louvam e oram a Deus. O título do livro em hebraico é Telhillim, que significa “louvores”. O título desse livro em grego é Psalms, que significa “hinos”.

Os salmos foram escritos por diferentes autores durante um período de mais ou menos setecentos anos (1000 a 333 ac). São com frequência chamados de salmos de Davi porque esse rei foi o autor de um grande número deles.

As mensagens do salmos expressam como Deus age e como o crente deve se manter fiel às virtudes ensinadas pela bíblia e, principalmente, se lembrar como Deus cuida daqueles que são obedientes à sua vontade, dando-lhes bençãos, proteção e livramento.

Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.

Davi, já na sua velhice quando compôs esse Salmo, tinha como base a sua comunhão com Deus durante décadas e suas experiências diante de várias situações difíceis. Ele, como o profeta Habacuque, o salmista Asafe (veja Salmo 73) e o justo sofredor Jó, procurou entender algum sentido nas evidentes injustiças dessa vida.

O Salmo 1 ensina que a verdadeira felicidade vem de obedecer a Deus. Quando a palavra de Deus é sua fonte de satisfação, você encontra segurança. A Bíblia compara quem é fiel a Deus a uma árvore plantada em um lugar ideal. Essa árvore dá frutos e não murcha.

Salmo 7. "Senhor meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem, e livra-me; * 2 Para que ele não arrebate a minha alma, como leão, despedaçando-a, sem que haja quem a livre.

O livro de Salmos é um conjunto de poemas escritos por várias pessoas diferentes. O autor mais conhecido, que escreveu mais salmos, é o rei Davi. O livro de Salmos é um hinário com as melhores canções para Deus, escritos pelos israelitas ao longo de vários séculos.

O Salmo 70 é um pedido de ajuda urgente para acalmar o coração de quem precisa, preenchendo de fé e esperança. Para a graça ser alcançada, é necessário ler com muita concentração. Além de acreditar e estar atento aos sinais e intuições.

O Salmo 70 nos traz um grande ensinamento: somente Deus pode atender as nossas urgências. No momento mais difícil da sua vida, clame a Deus e Ele o responderá. Você pode sofrer perseguições - até mesmo risco de vida devido a sua fé - mas Deus sempre estará ao seu lado, pronto a te socorrer.

Sobre o Salmo 4
Ele nos assegura a proteção de Deus, ele assegura o sono tranquilo, mas mostra que é importante seguir a Deus com confiança e verdade em nossos corações.

A metade dos salmos foi escrita por Davi. Os títulos o identificam como autor de 73 salmos. Atos 4:25 e Hebreus 4:7 atribuem mais dois ao segundo rei de Israel. Salomão, o filho de Davi, acrescentou mais dois (72 e 127), e Moisés escreveu um (90).

Os Salmos são muito importantes porque revelam a grandeza e a majestade do Deus Altíssimo. Muitos dos hinos entoados pelos israelitas relatam as intervenções de Deus na história da salvação. Alguns poemas anunciam profeticamente a vinda do Messias Salvador (Sl 2, 16, 22, 110).

1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

1 aContende, Senhor, com aqueles que contendem comigo; bpeleja contra os que pelejam contra mim. 2 Pega do escudo e do broquel, e levanta-te em minha ajuda. 3 Empunha a lança e obstrui o caminho aos que me perseguem; dize à minha alma: Eu sou a tua salvação.

O Salmo 91 é utilizado para atrair a proteção divina e fortalecer a fé cristã e está entre os mais famosos das escrituras sagradas. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.