Qual o significado dos botões do elevador?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Se você apertou o botão o elevador passou o seu andar subindo é porque alguém chamou ele em um andar acima ele retornará assim que buscar o passageiro mais alto. Porém, em prédios comerciais e alguns residenciais possuem botoeira dupla, que chamamos de “chamada automática coletiva/seletiva na subida e descida”.

3 Acionar os dois botões de pavimento do elevador
Isso se dá pelo fato que as pessoas acionam os dois botões em simultâneo, caso queira descer é preciso acionar apenas o botão de descida (embaixo) e subir apenas o de subida (em cima).

Botão de alarme/interfone
Esse é bem simples localizado geralmente na parte inferior do POC (painel onde fica os botões), por norma a sua borda tem que ser amarela, a função de ser acionado em caso de emergência.

O símbolo com uma estrela (*) serve para registrar o andar principal, sem a necessidade de digitar o código do andar nem pressionar a tecla confirma.

A pessoa que ficar presa deve utilizar o botão com o desenho de um sino que fica no painel de botões do elevador para se comunicar com quem estiver no térreo com o intuito de informar que está presa ou, caso haja sinal de celular e esteja com ele em mãos, ligar para alguém que esteja nas dependências do Cefor.

A empresa informou que essa é uma medida de segurança e que, quando o elevador está com peso superior à sua capacidade, o painel do pavimento indica "EP", que significa "Elevador Parado".

Resposta verificada por especialistas. Em um elevador, temos que estes botões representam que o objeto irá subir, descer ou uma solicitação de manutenção, em caso do elevador parar de funcionar, respectivamente.

“Apertar os botões do painel repetidamente faz com que as portas do elevador se fechem ou se abram mais rápido?” Não, é apenas um mito que também causa danos ao equipamento, pois o elevador possui sensores que fazem as portas abrirem e fecharem automaticamente quando a cabina está alinhada com o pavimento.

Para que o elevador funcione, a cabina e o contrapeso funcionam em conjunto, como uma gangorra. Desse modo, enquanto a cabina sobe o contrapeso desce. E para que o elevador desça o contrapeso sobe. O movimento do contrapeso, seja de descida ou subida, é proporcionado pela chamada máquina de tração, através de polias.

Chame apenas um elevador
Aperte o botão de chamada apenas daquele que estiver próximo a atendê-lo e no sentido da sua viagem. Chamar todos os elevadores prejudica os usuários que estão em viagem e aumenta substancialmente o consumo de energia elétrica e promove o desgaste prematuro do equipamento.

Quem pode fazer resgate em elevadores? Estão capacitados para realizar o resgate de passageiros em elevadores apenas o Corpo de Bombeiros e a empresa de Manutenção de elevadores do edifício. É proibido que síndicos ou zeladores realizem esse procedimento, uma vez que o risco de acidente é alto.

Quando o elevador para, as portas devem abrir automaticamente ou manualmente. A maioria dos elevadores tem um botão para abrir as portas, enquanto alguns modelos mais antigos usam travas. Se acontecer de a porta não abrir, procure o interfone ou um botão de alarme.

Felizmente, existe um procedimento que você pode fazer para sair de um elevador parado.

  1. Pressione o botão de “Abrir porta
  2. Se não funcionar? Fique calmo!
  3. Pressione o botão de alarme ou peça ajuda pelo telefone.
  4. Não tente escapar.

Basicamente, a tecla Fn serve para habilitar ou desativar algum recurso, em especial nos notebooks, através de atalhos no teclado. Por ser uma tecla modificadora, a tecla Fn só funciona a partir de sua combinação com outros botões do teclado.

Isso é devido aos componentes metálicos e elétricos que compõe um elevador. Geralmente, ele é feito de grossas camadas de um emaranhado desses materiais, o que dificulta e muito para que haja sinal em seu celular, fora que ainda tem que ter o dobro de força para que tenha a recepção do seu telefone.

Então, a chance de um elevador cair está muito próxima de zero, pode ser zero. Os elevadores possuem entre 3 a 8 cabos de tração, sendo que um cabo de aço é capaz de garantir que o elevador não caia.

O principal componente ligado ao controle lógico e operacional de um elevador, é responsável por identificar chamados. Da mesma forma acionar o motor elétrico para que a cabina suba ou desça até o andar solicitado. Conhecido também por ser o “cérebro” do elevador, o quadro de comando dita as regras de movimento.

Use os pés. Algumas pessoas alegam que é possível impedir a abertura da porta do elevador com o pé. Coloque um pé no meio da porta, de forma a impedir que ela abra ao chegar nos outros andares.