Qual o significado do turbante na Umbanda?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Para os seguidores da religião de matriz africana, ele é usado para proteger o “ori”, que significa cabeça, na língua yorubá.

O turbante nada mais é do que indumentária em tecido usada milenarmente por diversas civilizações. Ele consiste em amarrar uma grande faixa de tecido em volta da cabeça, em forma de torços e amarrados.

A origem do turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. As inúmeras formas de amarrar o turbante representam uma espécie de linguagem popular, podendo indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até mesmo o seu humor naquele momento.

Para os países africanos, o turbante tem um significado social, cultural, religioso e também está relacionado à moda. O ojá é utilizado em religiões de matrizes africanas no Brasil, como Candomblé, Umbanda e Xangô do Nordeste.

A personagem se chama Maria da Paz e, segundo o vídeo, esse seria outro nome da Pomba-Gira da umbanda.

A peça tem origem nas culturas afro-orientais. No Brasil, o turbante é um ornamento religioso no candomblé, religião brasileira criada por africanos de diferentes etnias, advindos da escravidão. Ele é usado tradicionalmente por povos da África, do Oriente Médio e da Ásia.

No Islamismo xiita, que prevalece tanto na população do Irã quanto do Iraque, os religiosos que são considerados descendentes de Maomé são chamados de seyed e devem usar um turbante preto.

Como usar: 5 modelos de turbantes e looks para se inspirar

  • Flor. Essa amarração é um nó no topo da cabeça, semelhante à uma flor gigante. ...
  • Rabo de cavalo. ...
  • Turbante fechado para cabelo curto. ...
  • Turbante fechado para cabelos lisos. ...
  • Turbante com legging.

Claro que sim! Você pode usar o acessório em uma festa mais chique ou mesmo para trabalhar. Em ocasiões mais formais ou festivas, como casamentos, é legal escolher modelos mais sofisticado. Os turbantes com pedras são perfeitos para um look noturno e para festas, e vão te deixar ainda mais linda e elegante.

Simples: 1 - deixe o cabelo bem solto e coloque-o para baixo e a para frente, para emoldurar o rosto. 2- Para modelo faixa pronto: só vestir, começando por apoiar o detalhe da frente na testa e acomodar o restante do acessório na cabeça, se ficar bagunçado,tire e coloque de novo.

Ghutra. Também chamado de Guthra ou Gutra, é o lenço na cabeça usado pelos homens, feito de algodão, tem origem beduína, usado para proteger do calor. Em geral são brancos, mas alguns homens também usam em vermelho e branco ou preto e branco.

O durag nada mais é que um pedaço de tecido usado para proteger o cabelo, mas que com o tempo, ganhou valores estéticos e culturais. O seu nome deriva de “do rag”, que em tradução livre significa “feita de panos”, e já dá a dica da simplicidade da origem do acessório.

Keffiyeh – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os seguidores do candomblé, do islam e os sikhs, na Índia, são exemplos de grupos sociais que têm esse ponto em comum, divergindo em suas práticas. Há indícios de que, no Oriente Médio, o turbante era usado antes mesmo do surgimento do islamismo.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

3), o Pano da Costa não é apenas um complemento da indumentária, mas um distintivo do posicionamento feminino nas comunidades religiosas afro-brasileiras. É uma peça indispensável no traje profano da baiana, definindo tipos de atividades econômicas ou agremiações.