Qual o significado do Tio Sam?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

O Tio Sam é um dos símbolos mais famosos de representação dos Estados Unidos, ele foi criado em 1812 e até hoje faz grande sucesso. Considerado um dos símbolos mais famosos do mundo, o Tio Sam é a personificação do país mais poderoso do planeta, os Estados Unidos da América (EUA).

O folclore diz que o Tio Sam foi criado por soldados americanos no norte de Nova Iorque, que recebiam barris de carne com as iniciais U.S. (de United States, que significa "Estados Unidos" em português) estampadas.

Algumas décadas atrás, quando chegava o fim de semana, o Tio Sam Club era uma das poucas opções de danceterias da zona norte, localizada na Rua Engenheiro Mariano Jatahy Ferraz.

Samuel Wilson (Arlington, 13 de setembro de 1766 — Troy, 31 de julho de 1854) foi um comerciante americano que supostamente serviu de inspiração à personificação dos Estados Unidos conhecida como "Tio Sam" (Uncle Sam).

"O Tio Sam é os Estados Unidos. A figura do homem sério e elegante é visto como a própria imagem do país", explica Roberto Nasi, professor de inglês da Wizard Idiomas/Teresópolis, de Porto Alegre.

Explicou que escolheu o nome de O Filho de Sam, pois o próprio demônio se comunicava com ele através do cão de estimação de Sam Carr, afirmando assim que todas as mortes ocorreram através de ordens do Labrador Retriever de seu vizinho. Sam fez isso.

A expressão “Terra do Tio Sam”, passou a fazer referência ao próprio país. Em 1989, uma resolução conjunta do congresso decretou o dia 13 de setembro como o Dia Nacional do Tio Sam, fazendo referência ao dia do aniversário de Samuel Wilson.

Após dar uma volta em um parque local com a moça, Violante insistiu para os ficarem mais um pouquinho no carro. Cinco minutos depois, ambos foram baleados por projéteis que causaram a morte de Stacy e a quase cegueira do rapaz.