Qual o significado do termo Maquinofatura?

Perguntado por: zaragao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Maquinofatura – é o processo iniciado no século XVIII com a Revolução Industrial. Caracteriza-se pelo emprego maciço de máquinas e fontes de energia como o carvão mineral e o petróleo, produção em larga escala, grande divisão e especialização do trabalho.

Maquinofatura É um sistema de fabricação de produtos onde havia a divisão do trabalho entre algumas pessoas e máquinas (algumas que precisavam do homem). Neste processo pode ser usado as mãos, como era feito antes da Revolução Industrial ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.

A mudança radical que ocorreu na Revolução Industrial na Inglaterra entre 1780 e 1840 trouxe a produção mecanizada, também conhecida como maquinofatura.

Produtos manufaturados são principalmente aqueles produtos feito manualmente e de uma forma bastante padronizada e normalmente em uma grande quantidade.

A indústria, nos últimos três séculos envolve a produção de grande escala a matéria-prima para ser transformada em produto. Dessa forma, quando falamos em “manufatura” estamos falando em processos de transformação.

O trabalho exclusivamente manual foi substituído pelo uso de máquinas, resultando na produção de maior quantidade de produtos em tempo menor. Além das máquinas, a manufatura passou a caracterizar-se pela utilização do trabalho em série (por etapas) e especializado (cada trabalhador executava uma ação).

Manufatura é um sistema de produção cuja técnica de produção ainda é artesanal, porém com organização e divisão do trabalho mais complexa, não identificada no modo artesanal. Exceto em casos específicos nas relações metrópole/colônias, a produção das manufaturas era geralmente voltada a atender o mercado local.

Em resumo, a produção é um termo mais amplo que abrange a criação de bens e serviços em diferentes setores, enquanto a manufatura é um processo específico de produção que envolve a transformação de matérias-primas em bens físicos.

As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. As fábricas ou indústrias tinham porte e mecanização muito maior. Atualmente não existe mais esta distinção, e o termo manufaturado é sinônimo de industrializado.

O artesão vivia em ambiente familiar e controlava o ritmo de sua produção de acordo com suas próprias necessidades. Além disso, o artesão tinha controle sobre os meios de produção e técnicas necessárias para a realização de seu trabalho.

- Produção mais rápida do que no sistema de manufatura (máquinas movidas pela energia humana, de animais, do vento ou da água). - Redução, no sistema produtivo, do número de funcionários em relação à manufatura. - Aumento da quantidade de produção em comparação com a manufatura.

Em uma manufatura, há divisão de tarefas entre grupos de trabalhadores. Além disso, eles têm horários de trabalho determinados. As atividades a serem realizadas são ajustadas de acordo com a demanda e das especificidades da empresa. A produção pode ser feita em massa ou sob demanda, de forma mais exclusiva.

Na passagem entre o artesanato e a maquinofatura está a manufatura, que ainda contava com o artesão, mas nessa fase existia uma diferença: passa a existir a divisão do trabalho. Na manufatura, o artesão realiza uma parte do trabalho, mas não a etapa completa.

Resposta. A principal característica foi a alienação do trabalhador. Antes da revolução industrial, os artesãos e trabalhadores no geral conheciam toda a cadeia de produção de seus produto, (um sapateiro sabia fazer todo o sapato, da costura à sola).

Entre os produtos manufaturados mais exportados pelo Brasil, segundo dados históricos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), estão automóveis de passageiros, veículos de carga, açúcar refinado, autopeças, motores para veículos e óleos combustíveis.

Produzem mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado, o que significa produtos perecíveis. Indústria alimentícia, têxtil, farmacêutica, cosmética são alguns exemplos desse tipo de manufatura.

Quais são os tipos de processos de Manufatura?

  • Processos por projetos. ...
  • Processos de Jobbing ou Job Shop. ...
  • Processo repetitivo em lote ou bateladas. ...
  • Processo repetitivo em massa. ...
  • Processo contínuo.

O termo manufatura pode se referir a uma grande variedade de atividades humanas, desde o artesanato até a alta tecnologia, mas é mais comumente aplicada à produção industrial, na qual as matérias primas são transformadas (produção ou montagem de elementos) em bens acabados em grande escala.