Qual o significado do termo dança de salão?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

A expressão dança de salão refere-se a diversos tipos de danças em casal, que são executadas em salões com práticas técnicas e artísticas. As danças de salão são consideradas uma forma de entretenimento e de integração social, bem como uma forma de atividade física.

As danças de salão são definidas, principalmente, por movimentos corporais e ritmados realizados por uma dupla de dançarinos. Elas se originaram nos bailes da nobreza europeia no final da idade média, aparecendo pela primeira vez nas cortes italianas.

Europa

A dança de salão ou dança social, praticada por casais, em reuniões sociais, surgiu, durante o Renascimento na Europa. Desde os séculos XV e XVI, tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, com as danças da corte, como entre o povo em geral, com as danças folclóricas.

Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão.

A partir disso, a organização internacional de danças de competição, World Dance Sport Federation (WDSF), passou a classificar as danças de salão em dois tipos. Um deles são as latinas, mencionadas acima, e as clássicas, como a valsa, slowfox, tango, quickstep e muitas outras.

São dançadas a dois, partindo de uma postura básica que favorece a condução, que é exercida por uma das partes. Ocorrem em deslocamento pelo salão, convencionalmente no sentido anti-horário. Pressupõem acompanhamento musical, o qual configura o estilo da dança.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

Exatamente por essa grande variedade musical, a dança de salão consegue atrair amantes dos mais diversos gostos. A palavra de ordem desse gênero é inclusão e, por isso, a aula para iniciantes trabalha com passos básicos mais gerais de diferentes ritmos, para um primeiro contato com a dança.

Aumento do equilíbrio e da coordenação motora: a dança de salão leva a um aumento da consciência do corpo e de como ele se move, desenvolvendo ainda mais a coordenação motora e o equilíbrio. A atividade também ajuda no desenvolvimento da percepção espacial.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

A dança de salão apresenta três elementos básicos:

  • MOVIMENTO CORPORAL.
  • ESPAÇO.
  • TEMPO.

Também se constatou pela literatura que no século XVIII havia prática de Valsa, a primeira Dança de Salão. Desta forma, são propostas pontuações sobre estas três danças: Contradanças, Minuetos e Valsa.

O Tango é uma das danças mais praticadas no mundo e uma das mais populares quando o tema é dança de salão. Essa dança é feita a par e possui um estilo musical específico também chamado de Tango. A dança surgiu na Argentina e se tornou um verdadeiro sucesso em todo o mundo.

O princípio da dança de salão como a conhecemos, surge ligada à camponeses da Inglaterra, que dançavam em roda, de mãos dadas, e à camponeses germânicos, que executavam danças de giro com pares enlaçados. Foi na Espanha que a dança de salão adentrou a sociedade elitizada, por volta do século XVI.

Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Áustria-Hungria, atual Bratislava, Eslováquia. Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro.

A Dança de Salão pode ser vista como uma fonte de preservação de características culturais populares, e sua prática pode interferir positivamente no comportamento social de seus praticantes, levando-os a um comportamento pacifico, por estar desenvolvendo neles, valores humanos e universais, por estar desenvolvendo a ...

No Brasil, oito ritmos são os mais praticados, tanto nos bailes quanto nas escolas especializadas, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada,zouk, salsa e tango.

Tipos de dança
Dança performática - como o balé, dança contemporânea, sapateado, flamenco, etc. Danças em dupla - danças de casais, como tango, samba, forró, valsa, entre outras. Danças cerimoniais - como algumas danças circulares, danças indígenas, etc. Dança social - como a dança de salão.