Qual o significado do tereré no cabelo?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Significado de tererê: É um ou vários tipos de tranças feitas no cabelo.

Em guarani, “tereré” significa o som produzido pelo ronco da guampa, quando a bebida está terminando.

A primeira dica é nunca lavar o copo de tereré na máquina de lavar louça. O calor e a água quente podem danificar o copo e alterar o sabor da bebida. Em vez disso, é recomendado lavar o copo manualmente com água fria e um pouco de sabão.

A bebida tereré é muito consumida também no interior do estado de São Paulo como uma maneira de amenizar o calor que é comum na região, pois ela é feita a partir da junção da erva mate mais água que deve estar extremamente gelada. Além de refrescante, a bebida de erva mate é saudável e cheia de nutrientes.

Bebida típica do Paraguai e incorporada a cultura sul-mato-grossense, o tereré era candidato no quesito das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana”, desde março de 2019 pelo Paraguai e aceito durante videoconferência de votação dos membros do Comitê de Patrimônio da Unesco.

O chimarrão, consumido com água quente, e o tererê, com água fria, podem trazer vantagens para o organismo e para a saúde. Uma delas é a capacidade digestiva, já que a erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal.

O chimarrão, como já se sabe, é uma bebida típica dos gaúchos. Já o hábito de se tomar o tereré, que é uma espécie de chimarrão frio, é muito forte no Paraguai. É um hábito muito grande em Assunção, capital do país.

A temperatura é uma das primeiras diferenças: o Tereré é uma fusão de erva-mate com água fria. Já o Chimarrão é uma infusão da erva com água quente. Quanto ao preparo, é possível adicionar algumas combinações complementares ao Tereré, como limão, hortelã (para dar mais refrescância) ou capim-limão.

O tereré é tão típico do Paraguai quanto a língua guarani. Tereré is a drink that is as much a Paraguayan staple as is the Guaraní language.

Também pode ser guardado no armário. Após aberto, o indicado é ficar na geladeira, o que pode ampliar sua validade para até 90 dias. Isso porque o frio mantém as qualidades químicas, de coloração e sabor.

A linha mais comum usada no tererê é a de crochê. Esse é um tipo de linha barata, fácil de ser encontrada e que você acha em diversas cores, inclusive degradês e metalizados.

Sim, o Tereré hidrata, trata-se de um complemento na hidratação, pois, o consumo de água potável é indispensável. A ingestão do Tereré ao longo do dia é um auxílio para pessoas que não conseguem beber os 2 litros de água (margem mínima recomendada por médicos).

Mas sabemos que este consumo tem de ser moderado”, afirmou. Conforme a nutricionista, a recomendação é de que o consumo de tereré não ultrapasse um litro ou até um litro e meio por dia. “Acima disso está associado a efeitos ruins no corpo”.

O tereré é uma bebida preparada com erva-mate e água gelada. É comum as pessoas preparem um suco de limão gelado para deixar a bebida ainda mais refrescante. A bebida tem conquistado muitos brasileiros e também adeptos em outros países.

Com os pequenos, no entanto, é preciso ter cautela, pois, apesar dos benefícios, a bebida contém cafeína e por isso só deve ser oferecida à criança após os dois anos de idade.

Auxilia na perda de peso (emagrecimento)
Isso é verdade tanto para o Tereré quanto para o Chimarrão. Isso se deve principalmente ao fato de a planta ter um leve efeito termogênico, que leva à elevação da “taxa metabólica basal”. Seu corpo portanto, passa a gastar mais calorias naturalmente.

Ainda hoje, é hábito fortemente arraigado no sul do Brasil parte da Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, principalmente na Argentina, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Entretanto, há outra origem do nome Tereré é a dos chamados Mensús, escravos do nordeste do Paraguai e na Argentina, eles também consumiam a bebida fria. O Tereré é preparado, desde sua origem, a base da Erva-Mate, também chamada de “Ilex paraguariensis”, planta de origem guarani.

O tereré ainda é tradicional em países da América do Sul, como Paraguai, Argentina e Uruguai, além do Brasil.

Já outras implicações ocorrem devido ao alto teor de cafeína da erva, podendo causar reações adversas como: gastrite, insônia, ansiedade, arritmias cardíacas e até hipertensão. "Por isso deve ser evitado ou consumido com muito critério por pessoas que sofrem com esses problemas", concluiu o urologista.

Beneficios: Estimula o metabolismo, diurético, auxilia na perda de peso, inibe o apetite, antioxidante, antinflamatorio, muito bom pra quem tem intestino preso.