Qual o significado do símbolo de uma cruz?

Perguntado por: dmata . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

A cruz é um dos símbolos mais importantes do Cristianismo, porque a morte de Jesus na cruz e a Sua ressurreição são o sacrifício que possibilitam o perdão dos pecados e reconciliação com Deus. O sinal da cruz, o ato de se benzer é um gesto tradicionalmente católico.

Os símbolos e os sentidos simbólicos dos objetos sacros da religião Católica são imensos e complexos, contudo os objetos que serão aqui estudados são: a Cruz, o Cálice, a Ambula ou Cibório, o Ostensório e o Sacrário.

“A cruz é colocada na porta para comemorar os nove meses do menino Jesus, que nasceu em 25 de dezembro.

A cruz de Cristo é a chave que nos abre para a vida nova! Para alguns, é loucura pregarmos Jesus Cristo Crucificado; para outros, é escândalo, mas para nós é o poder, a salvação e a libertação de Deus. Em todas as nossas igrejas, capelas, casas e em tudo aquilo que nós fazemos, a cruz de Cristo deve ser estar presente.

O político e filósofo romano Cícero considerava a crucificação a punição "mais cruel e aterrorizante" que poderia existir. "Somente a palavra 'cruz' por si só deveria estar longe não apenas do corpo de um cidadão romano, mas também de seus pensamentos, de seus olhos, de seus ouvidos."

A cruz, no Cristianismo, é símbolo da superação da morte. Jesus ao ser crucificado ressuscita no terceiro dia, portanto, o símbolo aparece nos túmulos contando que aqueles que descansam ali também tenha a chance de superar a morte e alcançar a vida eterna.

o coelho

Para a cultura cristã, a imagem desse animal está ligada ao papel da igreja de semear a palavra de Deus, ou seja, o coelho está associado a capacidade de captar novos discípulos da fé cristã. É o mais antigo símbolo de Jesus Cristo.

O «símbolo da fé» é, antes de mais nada, o símbolo baptismal. E uma vez que o Baptismo é conferido «em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo»(Mt 28, 19), as verdades da fé professadas por ocasião do Baptismo articulam-se segundo a sua referência às três pessoas da Santíssima Trindade.

O uso de símbolos é uma das formas mais antigas de comunicação entre os seres humanos. Através de símbolos nos comunicamos transmitindo mensagens, convicções, histórias, sentimentos.

cruz

A cruz é o símbolo principal do cristianismo. Seu significado é simples e direto: representa a crucificação de Jesus.

"Ele tem muitos significados, mas é um sinal de compromisso que eu carrego de fé". Já o jovem Gabriel Adolfo, de 24 anos, leva no pescoço duas cruzes, uma de madeira e a outra de metal. Ele diz que “entende a cruz como uma marca e com vários significados. É o sinal do amor redentor de Jesus.

O Sinal da Cruz, para os católicos, afasta os demônios e desfaz suas maldades. E na história da Igreja, encontra-se a experiência de Santo Atanásio sobre esse assunto.

O crucifixo representa a cruz onde Jesus Cristo morreu, é a cruz da crucificação, compõem os elementos CRUZ + IMAGEM DE CRISTO + ABREVIAÇÃO I.N.R.I (Ienus Nazarenus Rex Iudaeorum – Jesus de Nazaré Rei dos Judeus) na parte superior da cruz, acima da cabeça.

pronome, plural Refere-se às pessoas ou coisas dentre outras: quais são seus filmes favoritos? Relacionado à qualidade ou propriedade de algo que se menciona ou sobre alguém de quem se fala: quais são seus pontos de vista?

Foi por amor que Jesus morreu. Sua morte foi o meio pelo qual o amor de Deus nos alcançou. Não foi um amor por obrigação e sua morte não foi forçada. A morte de Cristo foi um ato voluntário, amoroso e expiatório, isto é, um sacrifício do justo pelo injusto.

Segundo a crença cristã, Jesus de Nazaré morreu crucificado por ordem do então prefeito romano na Judéia, Pôncio Pilatos, e sua jornada até seu calvário - uma série de episódios conhecidos como Paixão - é um dos elementos centrais celebrados na Semana Santa.

Relíquia. Parte da cruz concedida à missão de Helena foi levada para Roma (a outra permaneceu em Jerusalém) e, segundo a tradição, grande parte dos restos mortais está preservada na Basílica de Santa Cruz da capital italiana.

De acordo com Cilliers, o castigo da crucificação provavelmente "se originou com os assírios e babilônios e foi usada sistematicamente pelos persas no século VI a.C". O professor Pérez aponta que as informações mais antigas disponíveis vêm de algumas decorações de palácios assírios.

Mateus 27: A Crucificação de Jesus Cristo.