Qual o significado do sapatinho vermelho para bebê?

Perguntado por: ogarcia8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Presentear o bebê com sapatinhos vermelhos é uma antiga tradição passada através das gerações que simboliza proteção e boas energias. O sapatinho afasta o mau-olhado e traz o desejo de muitas alegrias para a vida deste baby.

Vermelho. A maior de todas as tradições diz que o bebê deve vestir vermelho no dia de ir para casa, segundo a crença esta cor significa proteção e afasta o mau-olhado trazendo boas energias.

De acordo com a psicologia, a cor vermelha está associada ao calor, paixão, energia, afeto e amor. Da mesma forma, é comum que esteja relacionado à prosperidade, poder, vitalidade, dinamismo, boa saúde, felicidade e ser extrovertido, esta cor estimula um comportamento mais ousado nas pessoas.

Os Papas Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II foram sepultados usando esses sapatos. O Papa Emérito Bento XVI também os usou, juntamente com outros elementos simbólicos tradicionais.

Roupinhas de algodão, de cores claras e larguinhas são as melhores opções. Muitos pais e mães costumam deixar os pequenos só de fralda. No caso do recém-nascido, no entanto, essa prática não é recomendada. “Eles perdem calor com muita facilidade e podem passar frio ou até sofrer uma hipotermia”, alerta Nathália.

Também dentro da tradição, a roupinha do momento de deixar a maternidade deve ser de cor vermelha. A razão por trás desse costume vem dos significados das cores e a forma como esses significados são empregados neste período. O amarelo simboliza prosperidade, riqueza e vida – questões que toda mãe deseja para seu filho!

Rosa. Significa amor e muita felicidade. Assim como no caso da cor vermelha, os bebês precisam de muito amor durante toda sua vida e muita felicidade, principalmente no momento do seu nascimento, o que é impossível não acontecer.

Segundo a tradição, a criança deve usar amarelo assim que nasce – para ter riqueza e prosperidade – e vermelho na saída, assegurando proteção por toda a vida. Outras cores que podem ser usadas são rosa (amor e felicidade), azul (paz e tranquilidade), verde (saúde e serenidade) e branco (leveza e pureza).

O vermelho é uma cor primária excitante, vibrante, que coloca em ação. Simboliza o fogo e a energia que aquecem, inovam e transformam. É naturalmente uma tonalidade chamativa — observe como as crianças, em especial os bebês que estão descobrindo o mundo, se sentem atraídos por objetos dessa cor.

Isso porque, além de linda, traz boas energias e proteção para o bebê que usa essa roupa. De acordo com a tradição, protege o recém-nascido contra inveja e mau olhado.

O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão. No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo.

Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.

O significado do Vermelho
Quando pensamos em vermelho já nos vem à mente o amor, a paixão. Essa cor também traz consigo as mensagens de sensualidade, dramaticidade, instinto e atenção.

A história do icônico solado vermelho
As solas vermelhas dos sapatos de Christian Louboutin são o símbolo de sua marca e podem ser reconhecidas ao redor do planeta por inúmeras pessoas. A inspiração para este detalhe icônico veio logo no começo da história da marca, em 1992.

A ideia do amado solado vermelho nasceu com a atenção de Christian Louboutin à uma de suas funcionárias que pintava as unhas. Em um experimento, ele percebeu que pintar a sola do sapato dava uma nova vida à peça, depois dessa descoberta, a marca nunca mais foi a mesma!

A cor vermelha dos múleos papais simboliza o sangue dos mártires e a completa submissão do papa à autoridade de Jesus Cristo. Os múleos papais são sempre feitos à mão, com cetim, veludo ou couro vermelhos; os cadarços, quando presentes, são de ouro e as solas feitas do couro.

O que deve constar na mala maternidade da mãe
Lembre-se que você vai dar de mamar a todo momento e também fará xixi mais vezes do que o habitual. Por isso, roupas leves, de fácil manuseio na parte superior e inferior, são essenciais. Se você é uma mamãe vaidosa, também vale levar produtos de beleza.

O body deve ser usado por baixo do macacão, isso irá garantir que o bebê fique bem aquecido nos dias mais fresquinhos.