Qual o significado do Salmo 37 4?

Perguntado por: ualves2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

A declaração “Deleita-te no Senhor, e Ele concederá os desejos do teu coração” significa que Deus cuida daqueles que encontram nele satisfação e contentamento (Salmo 37:4). O redimido pode regozijar-se no Senhor sabendo que nada poderá frustrar os propósitos Daquele que o chamou.

“Entrega o teu caminho ao Senhor” significa transferir todas as suas preocupações para Deus. Esse é o conselho dado pelo salmista ao conectar a confiança no Senhor com a certeza da providência divina. Por isso ele diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele o fará” (Salmo 37:5).

Vamos analisar o texto de forma detalhada e pedir ao Espírito Santo que fale ao nosso coração de uma maneira clara. Tem uma versão que é mais conhecida desse texto, que diz assim: “Deleita-te também no Senhor” (Salmo 37:4 ARC). Deleita-te significa tenha prazer, deleite, naquilo que agrada ao Senhor.

Só há essa palavra para denotar a autoria; não somos informados se era cântico ou uma meditação. Foi escrito por Davi na velhice, Sl 37.25, e é de maior valor como o registro de uma experiência de vida tão variada.

O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Jó 6:8 ARC
Quem dera que se cumprisse o meu desejo, e que Deus me desse o que espero!

Salmos 37, versículos 3 a 8, diz assim: “Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará.

Descubra como manter a fé em tempos difíceis

  1. Alimente-se da Palavra. “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de fé que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

A falta de relacionamento com Deus mata a nossa confiança nEle. Afinal, como confiar em alguém que a gente nem conhece? O grande erro é que o “conhecemos” de ouvir e não de ter intimidade, quando há intimidade, existe o entendimento que o caráter dEle é reto.

Deleito vem do verbo deleitar. O mesmo que: satisfaço, agrado, acarinho, amimo, refestelo.

1. Pôr em poder de (outrem). 2. Restituir.

11 sinônimos de deleite para 1 sentido da palavra deleite: Sensação de grande satisfação: 1 agrado, contentamento, deleitação, deleitamento, delícia, gosto, gozo, prazer, regalo, regozijo, satisfação.

Confia no Senhor e faz o bem; habita a terra e alimenta-te com a sua abundância. e ele te concederá os desejos do teu coração.

Confiar significa obedecer de boa vontade, mesmo sem conhecer os resultados. A fim de produzir frutos, a confiança no Senhor deve ser mais forte e duradoura que a confiança em nossos sentimentos pessoais e nossa experiência.

FÉ E CONFIANÇA NEM SEMPRE são sinônimos perfeitos. Em certas passagens das Escrituras e em certas experiências pessoais, fé pode significar a bagagem doutrinária conhecida e aceita, e confiança pode significar o elo de ligação contínua entre o crente e o seu Senhor.

Confiar em Deus em meio as lutas é um exercício de fé.
Se queremos a presença do Senhor, devemos confiar nele sem olhar para os problemas e dificuldades. Ele nos ajudará a superar as tribulações. O Senhor é digno de toda a nossa confiança. Os que confiam em Deus não são abandonados, então, por que você seria esquecido?

Os quatro passos da oração
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.