Qual o significado do Salmo 27?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 19 votos

Este Salmo, escrito pelo rei Davi, descreve como uma pessoa em meio a crises e perseguições, conseguia sempre encontrar em Deus o seu refúgio, a sua fortaleza, a sua esperança e a sua segurança.

Davi tinha um foco: Uma coisa que eu desejei do Senhor
Ele foi capaz de ter confiança e paz porque Seus olhos e desejos estavam fixos em uma coisa e apenas uma coisa: habitar constantemente na presença do Senhor ... permanecer com ele o tempo todo, contemplando-o em sua glória e meditando sobre quem ele é.

No Salmos 27, o Salmista Davi nos mostra sua confiança no Senhor, mesmo diante de situações praticamente “impossíveis”. Cercado por exércitos ou mesmo pela morte, ele não teme: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor?”

Davi consolida o seu reino, vencendo seus inimigos e recebendo ajuda de seus aliados. As tribos de Israel fazem aliança com ele e a nação prospera a olhos vistos.

Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha." Precisamos buscar a presença do Senhor constantemente e nunca dispensar da comunhão com Deus e a santificação. Ele é o nosso abrigo e proteção!

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.

Quando enfrentamos batalhas difíceis ou quando a vida nos sobrecarrega, nunca precisamos fugir com medo, porque está escrito: “O Senhor é meu o pastor” e “não [temerei] mal algum” (Salmos 23:1, 4).

Não me desampares, ó Deus, meu salvador. Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o Senhor tomará conta de mim. Ensina-me, Senhor, o que queres que eu faça e guia-me pelo caminho reto, porque tenho muitos inimigos. Não me entregues aos meus inimigos, que me atacam com mentiras e me fazem ameaças.

“O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” é uma declaração bíblica que significa que Deus é Aquele que cuida dos seus filhos. Providencialmente Ele supri as necessidades daqueles que são seus e os apascenta como um pastor que cuida de suas ovelhas.

Anelam vem do verbo anelar. O mesmo que: aspiram, ambicionam, anseiam, apetecem, cobiçam, desejam, querem.

O mesmo que: aspira, ambiciona, anseia, apetece, cobiça, deseja, quer.

“A tua vara e o teu cajado me consolam” é uma declaração bíblica que fala sobre a proteção e a orientação do Senhor. O Senhor é o nosso Pastor, e nós somos suas ovelhas. Então usando a figura da atividade de pastoreio de ovelhas, podemos dizer que o Senhor nos defende com sua vara e nos orienta com o seu cajado.

Contexto do Salmo 27
Alguns estudiosos sugerem que o salmo pode ter sido escrito por Davi durante a sua fuga do rei Saul, que o perseguia com a intenção de matá-lo.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.

O Livro dos Salmos contém orações poderosas. Os salmos 22/23, 90/91, por exemplo, estão nesse caso. Os religiosos consideram essas orações tão eficazes que o bem proporcionado em seguida é quase imediato. Ao orar, você tem uma expansão da consciência que traz bom resultados.