Qual o significado do ribeiro de Querite?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Querite (no original hebraico significa “um corte, uma separação”) era um desfiladeiro, uma torrente ou riacho de inverno, um “ribeiro”, em cujas margens o profeta Elias se escondeu durante a primeira parte da seca dos três anos (1Reis 17:3,5).

Ficou em Querite, até o dia, em que o riacho secou. Como assim, Deus o deixou? Não, nunca jamais. A seca duraria três anos e seis meses.

Primariamente, os corvos são necrófagos, ou seja, se alimentam da carne de animais mortos. É um poderoso voador, batendo forte e constantemente suas asas, ou planando sem esforço em amplos círculos, enquanto busca alimento.

Enganador. Estava Judá em Quezibe, quando a cananéia, filha de Sua, deu à luz o seu terceiro filho, Selá (Gn 38.5).

Pequena corrente de água, secano verão, e abundante no inverno. os principais ribeiros mencionados nas Escrituras são Arnom, Besor, Querite, Escol, Cedrom, Quisom, Zerede.

Simbolicamente, o corvo é relacionado com o mau agouro, a morte, o azar e com outros elementos obscuros e sombrios. No entanto, também pode simbolizar algumas características positivas, como a sabedoria, a astúcia e a fertilidade.

Mas, passados alguns dias, o ribeiro secou, porque não chovia sobre a terra.

Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou lá. 6 Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.

Quando Elias chegou ao palácio, o Senhor lhe contou o que deveria dizer. Depois de ter falado, Deus disse: “Agora, vá para o riacho”. Ele não disse o que aconteceria em Querite; falou apenas: “Vá para o riacho e se esconda”. Elias não sabia nada sobre o futuro, mas tinha a promessa de Deus: “Eu te sustentarei”.

Quantos Quilômetros Elias Caminhou até o Ribeiro de Querite? Depois teve que percorrer uns 200 km entre a Samaria até o riacho Querite e depois uma viagem mais longa até o território da Fenícia, a cidade de Sarepta, distante 15 Km de Tiro e Sidon.

O termo Sarepta significa fornalha de fundição, fundir, refinar e cadinho, provavelmente devido à atividade de fundição de metais existente neste local à época do relato bíblico.

O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.

Durante o período de fome, Elias bebeu água de um riacho. Deus enviou corvos para alimentá-lo.

Elias fugiu ao querer se preservar, abateu-se com o que considerava ser um golpe em sua reputação. Eliseu, caso pensasse em sua preservação, era melhor ter ficado onde estava, mas despede-se dos pais, queima os instrumentos de trabalho, cozinha a carne de seus bois e se alimenta com sua gente.

Observe também que o autor nos informa que Judá estava em Quezibe (o que significa “enganar”) quando Selá nasceu.

O nome de família Ribeiro é um toponímico porque tem origem geográfica, ou seja, vem do nome “ribeiro”, um pequeno rio ou riacho. Isto porque era habitual as pessoas tomarem, como nome de família, o nome da terra, do local ou da zona onde habitavam.