Qual o significado do óleo na Bíblia?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

No antigo Testamento encontramos o uso do óleo para ungir objetos. Era uma forma de consagrar os objetos para o culto a Deus. (Êxodo 29:36-37; 30:25-29). Os objetos ungidos se tornavam santos ao serviço do Senhor.

Os óleos essenciais sagrados da Bíblia

  • Jatamansi ou Nardo: Nardostachsys jatamansi.
  • Mirra: Commiphora myrrha.
  • Olíbano: Boswellia carterii.

O 7 Unção é uma mistura dos óleos bíblicos: Mirra, Nardo, Bálsamo, Alóes, Rosa, Acácia e Canela. Significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

A unção sagrada de óleo, por exemplo, era usada na lei de Moisés (ver Êxodo 40:15). Os profetas ungiam sacerdotes e reis, e os enfermos eram ungidos com óleo como parte do procedimento de cura pela fé e pela imposição de mãos.

Um outro diferencial do azeite é que, em comparação com outros óleos, ele é rico em gorduras monoinsaturadas, que melhoram nossa saúde. O azeite possui também entre 3 a 5 vezes mais gorduras monoinsaturadas que muitos alimentos ricos em vitaminas e gorduras monoinsaturadas, tais como amendoim, abacate e a própria soja.

O que é Ungido:
Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob a proteção divina e a unção pode curar ou confortar alguma enfermidade física ou perdoar os seus pecados. Na Igreja católica, o ritual de unção é chamado de "Santa Unção" ou "Último Sacramento" e "Extrema-unção".

No sentido religioso a unção é praticada como parte de um ritual com o intuito de exercer influência espiritual, por vezes com a finalidade de abençoar ou mesmo curar. Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.

Então o pastor unge toda a sua cabeça com óleo. proteção contra o mal que tenta destruir as ovelhas.

FRANKINCENSE OU OLÍBANO: AROMA QUE VALE OURO
Atualmente, pode-se encontrar o óleo essencial de Olibano, incenso de olibano e até mesmo a resina natural.

Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger. A unção é o efeito de ungir ou untar.

Estimula o relaxamento físico, emocional e mental. A Mirra, foi um dos presentes que o menino Jesus ganhou dos reis magos, ao nascer. É um óleo ligado à espiritualidade e indicado para uso durante a prática de meditação.

Mas se, de antemão, você deseja conhecer os benefícios de cada óleo essencial, confira a lista que reunimos abaixo:

  • Lavanda.
  • Eucalipto.
  • Alecrim.
  • Camomila.
  • Limão.
  • Canela.
  • Hortelã

Consagração do óleo

  1. Segura o recipiente aberto contendo azeite de oliva.
  2. Invoca o Pai Celestial.
  3. Declara estar agindo pela autoridade do Sacerdócio de Melquisedeque.
  4. Consagra o óleo (não o recipiente), indicando que ele se destina à unção e bênção dos enfermos e aflitos.
  5. Encerra em nome de Jesus Cristo.

Há os óleos abençoados, que são o dos Catecúmenos e dos Enfermos; e o óleo consagrado, o Santo Crisma. O Óleo dos Catecúmenos é utilizado no Sacramento do Batismo, quando é ungido o peito da pessoa que será batizada.

No Antigo Testamento esta unção acontecia quando o óleo de azeite era derramado sobre a cabeça de um escolhido. A unção representa a autoridade espiritual na vida daquele que acredita nela, porque capacita a pessoa escolhida para realizar determinada missão.

A unção com azeite é a representação física do Espírito Santo sobre a vida do ser humano. Em Seu caráter sagrado, é a proteção que nos proporciona sermos revestidos por Ele: “o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes”.

Nicolaevsky explicou que Davi foi ungido três vezes: a primeira pelo profeta Samuel, em Belém, e as outras duas em Hebrom. O especialista destacou a importância do azeite nesses momentos. “O azeite representa a pureza e a iluminação.