Qual o significado do nome Wakanda?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Outra possível definição viria da tribo Cambas, do Quênia, que eram chamados de Akamba ou Wakamba, além da palavra Kanda, que significa família em quicongo, idioma originário da Angola, na República do Congo e Gabão.

Esse reino, que só existe na ficção, fica ao noroeste da África e tem um sistema próprio de crença, baseado sobretudo na mitologia egípcia. Os deuses de Wakanda são Bast (deusa pantera), Kokou (deus da guerra), Mujaji (deusa da fome), Thoth (deus da luz e da razão) e Ptah (deus dos metais).

Wakanda é um país ficcional do filme Pantera Negra, situada na África Subsaariana, sendo representado como detentor de muita tecnologia e desenvolvimento, um verdadeiro oásis do continente africano.

xhosa

A língua oficial de Wakanda é o xhosa, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. Nelson Mandela e a cantora Miriam Makeba são alguns de seus falantes mais famosos. O xhosa (ou isiXhosa) é uma língua que inclui sons de três cliques diferentes.

"Pantera negra” é um termo coloquial usado para se referir a onças (Panthera onca) e leopardos (Panthera pardus) de cor escura. Estes animais são melanísticos, o que significa que eles têm uma pelagem preta ou grandes aglomerados de manchas pretas contra um pano de fundo de pele escura.

Acho que [o povo de] Wakanda sabia que se soubessem que eles tinham vibranium [metal mais raro da Terra], eles o perderiam. Ou pelo menos, estaria sempre em guerra por ele. Então eles fizeram a coisa certa. Eles esconderam esse fato para que ninguém soubesse que eles têm essas coisas.

O ator Chadwick Boseman, 42, protagonista do filme "Pantera Negra", morreu nesta sexta-feira (28). A informação foi divulgada pelas redes sociais do ator. Boseman foi diagnosticado com câncer de cólon há quatro anos.

"Yibambe" significa “manter-se firme” ou “permanecer em formação” no idioma Xhosa, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul e uma das 16 do Zimbábue.

Durante uma entrevista com a Esquire, o ator Winston Duke explicou a cena e confirmou que é o novo Rei de Wakanda! “É bem legal, ser revelado como o Rei de Wakanda no final do filme.

Em tempos nos quais visões preconceituosas marcham nas ruas protestando por um mundo desigual e grandes líderes mostram-se complacentes a todo esse absurdo também é justo que se faça uma alusão ao papel da política nesse cenário. Essa alusão vem representada no papel de Chadwick Boseman, o rei T'Challa.

Tenoch Huerta, o mexicano que vive o vilão Namor em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” vem arrancando elogios –e despertando os instintos mais reprimidos– dos fãs da franquia.

1. [ Zoologia ] Designação dada a vários grandes felinos do género Panthera. 2. [Figurado] Pessoa iracunda, furiosa.

Pantera Negra eternizou a frase dita em inglês "Wakanda Forever" (Wakanda Para Sempre), que pode significar tanto um cumprimento quanto um grito de guerra — que foi vista na cena épica da batalha em Wakanda no filme Vingadores: Guerra Infinita e em Vingadores: Ultimato.

As Dora Milaje são as ferozes guerreiras protetoras do reino de Wakanda mas, será que sabes a verdadeira origem destas fortes figuras de “Black Panther”? Elas têm uma inspiração real e não são uma fábula ou personagens fictícias criadas de raiz para a banda desenhada.

Nós [fizemos a saudação inspirada] em faraós e esculturas da África Ocidental, com os braços dobrados daquele jeito. O gesto também significa “abraço” ou “amor” em ASL, linguagem americana de sinais. Pantera Negra já arrecadou mais de US$ 1,3 bilhão em bilheterias; sua continuação já foi confirmada.

São solitárias e não passam muito tempo com outras panteras, a menos que seja sua fêmea e sua prole. Eles não caçam em um grupo, mas cada um é livre, e se comunicam uns com os outros para manterem seu território por um longo tempo. São excelentes escaladoras.

Panteras negras são predadores hábeis
“Quando eles matam, é cirurgicamente”, diz Rabinowitz. Segundo ele, os leopardos, mesmo não sendo tão grandes como os tigres, conseguem derrubar presas semelhantes porque as pegam pelo pescoço e as arrastam para baixo.

Mais do que ter um super-herói com quem se identificam, o valor da obra se encontra na sua capacidade de instigar em negras e negros no mundo todo o interesse em si mesmos, o orgulho por ser quem são e a indignação pelo que acontece com quem é assim.