Qual o significado do nome libélula?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Do latim libellula (la) “diminutivo de libella - nível, prumo - por sua vez diminutivo de libra, balança”. O nome decorre de o inseto, ao voar, ficar pairando como se estivesse imóvel, no "prumo".

Segundo uma lenda Xamânica, a libélula era um dragão sábio e dotado de magias que, durante a noite, difundia luz com sua própria respiração de fogo. Um dia, para enganar um coiote, o dragão aceitou o desafio de se transformar em uma libélula, tornando-se prisioneiro de seus próprios poderes.

Apesar de ser pequena, a libélula faz parte da lista de insetos predadores que auxiliam no controle biológico de pragas. Além disso, também são bioindicadores de qualidade do ambiente. Enfim, além do seu papel importante na natureza, a libélula aparece em diversas histórias tradicionais e de crença.

Uma planta chamada crotalária é a responsável por atrair libélulas em mais um modo alternativo de combater o mosquito transmissor da dengue. A crotalária (Crotalaria juncea L.)

pela necessidade de mudança, transformação e. mudança.

7 – 56 dias

Elas podem manobrar suas asas independentemente
Suas quatro asas trabalham independentemente umas das outras, permitindo-lhes manobrar no ar como um helicóptero: elas podem pairar, voar para a frente, para trás, para os lados, mudar de direção instantaneamente e até voar de cabeça para baixo, se precisarem.

Em determinadas culturas, o significado da libélula é sorte, abundância, harmonia e felicidade, por isso é um sinal bem-vindo.

As libélulas enxergam muito bem. Devido ao olho multifacetado elas conseguem ver com nitidez um raio de quase 360 graus. Elas enganam as presas durante o voo e assim as atacam. As libélulas não picam, elas podem morder se forem capturadas com a mão, porém não machucam o homem.

Atualmente há mais de 6 mil espécies de libélulas no mundo. No Brasil, são mais de 700 espécies registradas.

As primeiras fases da vida desses insetos transcorrem na água (riachos, represas, etc…). Somente os adultos vivem no ambiente externo. E, sendo ovíparos, depositam seus ovos na superfície da água. Este é o motivo de ficarem tocando as águas: estão fazendo postura de ovos.

Os matizes são de azuis, amarelos e vermelhos. Algumas espécies têm abdômen e asas transparentes. Chegam a percorrer 100 quilômetros num único dia, quando aproveitam para caçar durante o voo.

Crotalária

A Crotalária em fase adulta atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas do mosquito, além de ser considerado predador natural do Aedes.

Por que a luz atrai insetos voadores? Porque os insetos noturnos se orientam pela luz lunar para voar e retornar a seu habitat. Quando encontram uma luz artificial, eles se confundem e mudam a direção de vôo.

Citronela

1. Citronela. Encabeçando nossa lista, a citronela é uma espécie muito famosa de planta para espantar pernilongo. Os poderes repelentes da citronela são tão famosos que muitos cosméticos utilizam óleo essencial de citronela na preparação de loções.

Descrição. A Libélula de Nervuras Vermelhas é uma das espécies de Libélulas mais comuns em Portugal. Ocorre entre o nível do mar e os 1600 metros, em qualquer habitat aquático de água doce, preferencialmente em ecossistemas lênticos, ou seja de águas paradas.

“Nas colmeias, os insetos sociais se comunicam principalmente através de sinais químicos”, informa Lopes. “Fora da colônia, a primeira forma de comunicação entre as espécies é a visual.